SABONETE PARA PELES MADURAS - Usando Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta e Argila Vermelha
Atualizado: 18 de mar.

Pode-se considerar uma pele madura quem tem a partir 45/50 anos, nessa idade, o colágeno e a elastina diminuem seu nível de produção, ocasionando marcas de expressão, rigidez, bem como a perda na capacidade de reposição de nutrientes, que são responsáveis pela hidratação e viço da pele. Nessa fase, fazer uso adequado de sabonetes, com ingredientes hidratantes é extremamente importante.
Outras formas de manter a pele bonita?
Evite banhos muito quentes
Optar por utilizar cremes nutritivos.
Utilize protetor solar diariamente
Mantenha uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada (preferencialmente alimentos in natura ricos em proteínas, cálcio, fibras) e, consequentemente, maior ingestão de água, ômega 3.
Confira os ingredientes dessa receita e o que faz desse sabonete tão poderoso.
Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo é extraído da semente da planta que leva o nome científico: Rosa rubiginosa affinis, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, que combate o estresse oxidativo das células. E muitos outros benefícios como: hidratação da pele; contribuição na cicatrização de lesões, uma vez que promove a regeneração celular; melhora nas manchas; prevenção ao envelhecimento por ser rico em vitamina A e C, as quais estão diretamente relacionada ao colágeno, firmeza da pele e por fim, é antibacteriano, antifúngico e antiviral.
Óleo de Amêndoa Doce

A amêndoa doce assim como a manteiga de karité auxilia no combate de caspas e descamação do couro cabeludo, na recuperação de fios danificados, ressecados com presença de pontas duplas trazendo vigor e brilho aos cabelos. Diferentemente da amêndoa amarga, que possui propriedades tóxicas, a doce, pode ser utilizada em cosméticos pois além de possuir alto poder anti inflamatório conta com vitamina E, proteínas, aminoácidos, magnésio, ácido fólico (o qual é estimulante do crescimento capilar, além de ser responsável pela formação de hemoglobina, que em casos de anemia ajuda com a queda de cabelo, ajuda a fortalecer os fios além de controlar a oleosidade) e arginina que desobstrui o bulbo capilar e permite a troca de nutrientes entre a raiz e os fios.
Manteiga de Abacate

O abacate ajuda os fios ressecados, por ser uma fruta rica em vitaminas do complexo B, realçando o brilho dos mesmos. Traz maciez, leveza e auxilia na permeabilidade dos cabelos pela sua ação emoliente.
Manteiga de Karité

Contribui com o ressecamento dos fios, fraqueza, aspecto quebradiço, brilho, maciez, na retenção da umidade e ainda tem ação cicatrizante para o couro cabeludo, sendo benéfica no tratamento de caspa e seborréia, devido a presença de vitamina E em sua composição.
Argila Vermelha
A argila vermelha é ótima para peles sensíveis, rica em óxido de ferro, o que contribui para que as células se renovem, absorve oleosidade, hidrata, e tem efeito cicatrizante.
Receita:
150 gramas Óleo de coco
50 gramas Manteiga de Karité
75 gramas Manteiga de Abacate
125 gramas Óleo de amêndoa doce
100 gramas Óleo vegetal de Rosa Mosqueta
190 gramas de água
70,85 gramas de soda C.
Argila Vermelha (Opcional)
Vídeo