SABONETE HIDRATANTE PARA PELE SECA E RESSECADA | 60% manteiga de Karité




Você sente sua pele ressecada, não importa a estação do ano? É difícil hidratar sua pele, pois você não tem o costume e acabou deixando a mesma craquelada, sem viço, brilho e com aquele aspecto de dermatite? Se você respondeu sim para todas essas perguntas, precisa fazer essa receita natural de sabonete super hidratante!

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

Nelson Mandela



gif

Hidratação é sinônimo de saúde

Como já abordamos algumas vezes, nossa pele possui uma barreira natural contra microrganismos. Quando ela se encontra muito ressecada, essa barreira fica desequilibrada e se rompe, causando dermatites, alergias, coceira, entre outros. O equilíbrio entre água e sebo é necessário para a manutenção da saúde do nosso organismo. Alguns dermocosméticos e hidratantes conseguem nos auxiliar com o equilíbrio necessário da pele, pois contêm ingredientes maravilhosos, como a manteiga de Karité, que é emoliente, levando uma hidratação mais profunda e trazendo mais proteção. Vamos abordar sobre ela mais para frente.




Pele seca x Ressecada

Você sabia que existem diferenças entre uma pele seca e ressecada? Vamos ver abaixo suas principais diferenças:


  • Pele seca: esse tipo de pele pode ocorrer por diversos fatores, sendo os mesmos genéticos, ambientais e até mesmo por causa da poluição e produtos químicos. Ela possui descamação, pouco viço, perda da luminosidade, sensibilidade, ardor, repuxamento, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo até mesmo criar feridas. Infelizmente, este tipo de pele possui um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem o famoso sebo (ou óleo) necessário para lubrificar a pele. Muitas vezes, esse tipo de pele é reativa a fatores externos (banho quente e exposição ao Sol ou frio, por exemplo) e internos (hormonais);


  • Pele ressecada: quando deixamos de hidratar nossa pele, nossa pele pode se tornar ressecada, mesmo não sendo essa a característica dela. Por exemplo, após o banho quente ou após passar um sabonete ruim, por causa da poluição, exposição ao Sol e outros fatores, nossa pele pode se tornar ressecada. Outra coisa que ajuda e muito no ressecamento da pele é a baixa ingestão hídrica. Não seguir uma rotina de cuidados, como já vimos, pode ser muito perigoso para sua pele, principalmente devido aos fatores externos. Outros fatores que podem causar o ressecamento da pele são patologias como psoríase, dermatite atópica, idade, entre outros. Sintomas da pele ressecada:

  1. Pele áspera e grossa;

  2. Coceira, principalmente nos estágios mais avançados;

  3. Descamação e vermelhidão;

  4. Rachaduras.




Como tratar a pele ressecada?

Como já vimos, a pele ressecada é intimamente ligada à falta de hidratação da pele e ingestão de água. Com isso, deixaremos aqui algumas dicas bacanas para te ajudar na busca da pele hidratada na medida:

  • Hidrate sua pele com cremes super hidratantes, como a nossa receita natural com Karité e Amêndoa Doce;

  • Ingira mais de 2 litros de água por dia;

  • Invista em sabonetes hidratantes;

  • Não exagere nos banhos quentes.


Agressões à pele na pandemia

Com o constante uso de álcool em gel, a intensificação da higiene devido à pandemia e o esquecimento da hidratação da cútis, nossa pele está sofrendo lesões na barreira cutânea, podendo provocar fissuras e feridas na mesma. É por isso que devemos redobrar nossos cuidados com a hidratação da pele! Convivemos com muitas pessoas que possuem alergias e descamação nas mãos e sofrem por causa do uso de álcool em gel. Não estamos dizendo para parar de usá-lo, mas sim para equilibrar com o uso de hidratantes.

Agora que vocês já sabem que tudo isso pode intensificar ainda mais o ressecamento da pele, podemos abordar mais sobre os ativos que estão presentes em nossa receita!


Benefícios dos ingredientes


Manteiga de Karité

A Manteiga de Karité é extremamente protetora e previne o ressecamento. Ela possui antioxidantes e emolientes em sua formulação, não permitindo que a pele resseque. É rica em ácido cinâmico, auxiliando na proteção da pele contra a radiação UV (mas não é por isso que você pode ficar no Sol sem protetor solar não, viu?!), tem uma boa quantidade de tocoferóis em sua formulação, proporcionando uma ação anti-inflamatória e antioxidante, proporciona um toque aveludado na pele, por causa de sua consistência. Melhora o aspecto de dermatites atópicas e envelhecimento precoce. Adquira o seu aqui!


Óleo vegetal de amêndoa doce

O óleo vegetal de amêndoas possui vitaminas A, B6, E e arginina. Além disso, possui um alto teor de Ômega 9, que auxilia na absorção de outras vitaminas e traz viço à pele. O óleo vegetal de amêndoas é muito conhecido por prevenir e tratar estrias e fragilidades das unhas, levando mais maciez e proteção aos tecidos, ao mesmo tempo que deixa a cútis mais elástica, pois auxilia na produção de elastina pelos fibroblastos. Além disso, o óleo vegetal de amêndoas devolve a hidratação e sebo natural da pele, pois age como um excelente recuperador e cicatrizante da cútis. Adquira o seu aqui!


Óleo de coco

Esse óleo é um dos queridinhos do momento! Há vários estudos com o óleo de coco, até mesmo científicos, que apontam o poder de hidratação do óleo de coco na pele ou cabelo. Ele melhora o ressecamento, coceira, aspereza e xerose (rachaduras). Possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngico, antibacteriano e hidratante.


Argila rosa

A argila rosa, além de linda, faz um bem enorme à pele, pois é rica em óxido de ferro (olha o porquê da cor). Ele tem um papel muito importante quando abordamos sobre a respiração celular, pois mantém a pele hidratada e dá mais elasticidade à ela. A argila rosa é indicada para peles sensíveis, avermelhadas, acneicas, delicadas, alérgicas ou irritadas e com telangiectasias. Além disso, ela limpa profundamente a pele, auxilia na remoção de toxinas e fornece os minerais necessários para devolver o brilho e viço natural da pele. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, adstringentes e revitalizantes.


Óleo essencial de palmarosa

O OE de Palmarosa é um potente regenerador celular, revitalizante e antisséptico, podendo ser utilizado no tratamento de peles desvitalizadas, secas, flácidas e envelhecidas. É um excelente anti-inflamatório e auxilia na retenção de água no tecido, mantendo a hidratação, equilíbrio e maciez da pele. Age como clareador de manchas restabelecendo o equilíbrio fisiológico da pele, mantendo uma ação refrescante e calmante. Adquira o seu aqui!


Receita

Ingredientes

  • Manteiga de Karité - 120 gramas

  • Amêndoa doce - 20 gramas

  • Óleo de coco - 60 gramas

  • Água - 76 gramas

  • Soda Caustica - 27,64 gramas

  • Argila Rosa - 1 colher de chá

  • Óleo Essencial de Palmarosa - 0,5-1 grama (para deixar bem aromático e potencializar as propriedades)




Como guardar?

Guarde seu sabonete super hidratante em um recipiente de vidro ou plástico, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Caso você não possua nenhum recipiente esterilizado, que tal dar uma olhadinha em nosso site? Temos embalagens maravilhosas e sustentáveis para te auxiliar!


Filme




Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente. Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional. Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos. Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes:

https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/o-que-e-hidratacao/

https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/pele-seca/

https://www.vichy.pt/vichy-mag/pele-seca-e-inflamada-conheca-a-manteiga-de-karite/vmag66316.aspx

https://www.dicasdemulher.com.br/pele-ressecada/

https://www.ecycle.com.br/argila-rosa/


173 visualizações0 comentário