SABONETE DE CAMOMILA - Usando Chá e Infusão - Para peles sensíveis

Sua pele fica sensível quando você lava o rosto?



A pele sensível é uma das mais difíceis de se tratar, pois ela pode ser complementar a qualquer tipo de biotipo cutâneo. Não importa se sua pele é oleosa, seca, normal ou mista, a característica da pele sensível pode aparecer em qualquer uma dessas condições. Se você sente que sua pele fica muito sensível aos tratamentos tradicionais que você utiliza em seu biotipo, tem que ler esse blog post até o final e tentar fazer essa receitinha natural de sabonete de camomila em casa!


O lobo talvez mude a pele, mas nunca a alma.

Erasmo de Roterdã


Como saber se a minha pele é sensível?

Como dissemos acima, a pele sensível é uma característica que agrega aos biotipos, por isso é comum ver alguém com a pele oleosa reclamando que a mesma está sensível. A “reatividade” da cútis pode ser causada através de produtos cosméticos de skincare que você usa e até mesmo ao que você ingere no dia a dia, afinal de contas, todos nós estamos cansados de saber que o estilo de vida interfere e muito na pele. A região afetada fica mais avermelhada, repuxando, com coceira e até mesmo com formação de pequenas feridas. Essas são apenas algumas das características da pele sensível, mas como saber se sua pele realmente tem essa característica?

  • Ir ao dermatologista é uma boa pedida, pois, através dos seus apontamentos e do exame clínico, ele conseguirá diagnosticar se sua pele realmente possui essa característica;

  • É através de um “diagnóstico de exclusão” que o dermatologista consegue avaliar se sua pele é sensível ou possui patologias como dermatite atópica e/ou psoríase;

  • Observar os sinais que sua pele te dá, ao passar um cosmético e até mesmo quando há mudanças de humor. Ela formiga? Coça? Você sente queimação ou ardência? As mudanças de temperatura afetam sua pele? Anote tudo isso e comece a conhecer os gatilhos da cútis sensível;

  • Preste atenção: em alguns casos, a irritabilidade da pele é tão grande que pode causar descamação! Portanto, caso você esteja utilizando um produto que reage assim em sua pele, suspenda o uso imediatamente e procure um dermatologista!

Quais são os gatilhos da pele sensível e como prevenir?

Nossa pele não nasce sensível. Essa condição é criada a partir do estilo de vida e da genética do indivíduo, mas há alguns dos principais gatilhos que você precisa prestar atenção. Eles são:

  • Comidas condimentadas, consumo de álcool e temperaturas elevadas: por causa da fragilidade das paredes dos vasos sanguíneos, alguns fatores externos - como estes citados - podem desencadear o rubor e sensibilidade da sua cútis;

  • O estresse e as emoções do dia a dia podem fazer com que os vasos sanguíneos, que já são fragilizados, dilatem, provocando sensibilidade e rubor locais. Uma boa técnica para que isso não aconteça com frequência é utilizar o Mindfulness ao seu favor ou alguma técnica de relaxamento.


Uma boa hidratação é de suma importância para quem possui a pele sensível, isso porque ela recupera a barreira cutânea, reduzindo a perda de água local, o que deixa a pele mais hidratada e com bom aspecto. Além disso, há alguns ativos e plantas que são SENSACIONAIS para quem possui uma pele mais reativa, como a camomila. Ela foi escolhida com muito amor e carinho para essa receita natural, principalmente por causa das suas propriedades curativas, calmantes e anti-inflamatórias. Vamos abordar um pouquinho mais sobre elas abaixo!


Um dos passos mais importantes do nosso skincare é o sabonete. Temos que saber utilizá-lo com sabedoria pois, se o utilizamos demais, podemos prejudicar a barreira cutânea, permitindo a entrada de microrganismos, vermelhidão e demais consequências de uma pele sensível. O sabonete deve ser neutro, hidratante e ser utilizado duas vezes ao dia. Se utilizarmos menos ou lavarmos o rosto só com água, ficamos suscetíveis a acúmulo de sebo, gerando um excesso de sujeira e, consequentemente, os poros ficarão cheios e o resultado disso são os cravos e espinhas. Além disso, sem a correta limpeza da sua pele, o seu rosto não estará preparado para receber os ativos da camomila e outros componentes ativos do sabonete. Para manter seu skincare de pele sensível em dia você deve:

  • Ficar longe de ingredientes irritantes, como perfumes, corantes, lanolina e álcool;

  • Ficar de olho nas formulações dos cosméticos ou dermocosméticos que utiliza. A embalagem deve ser de tampa hermética para que os alérgenos e outras substâncias que provocam a pele sensível estejam fora de alcance, evitando a contaminação dos mesmos;

  • Faça o seguinte passo a passo:

  1. Limpeza suave diária, utilizando um removedor de maquiagem com pH neutro para peles sensíveis;

  2. Utilize uma água termal calmante;

  3. Escolha um produto hidratante para peles sensíveis;

  4. Se a skincare for feita pela manhã, escolha um FPS para proteção da sua pele contra os raios UVA e UVB;

  5. Escolha um bom hidratante de lábios para evitar descamação.


Conheça mais sobre a camomila

A Camomila (Matricaria chamomilla) é muito conhecida por seus chás deliciosos, principalmente por aqueles que desejam relaxar e ter uma ótima noite de sono, estão com má digestão, entre outros. Essa planta possui incríveis propriedades antibacteriana, antiespasmódica, cicatrizante, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e calmante. Na pele, a camomila age acalmando, hidratando e tonificando, aliviando a vermelhidão e inchaço. As peles sensíveis amam todos esses benefícios! Além disso, ela age como vasoconstritor, sendo muito bacana para peles sensíveis e/ou com rosácea e telangiectasias, mas, principalmente, para pessoas que possuem olheiras. Por conter propriedades anti-inflamatórias, a camomila age como um antisséptico natural, auxiliando na limpeza da pele, principalmente quando se trata de irritações cutâneas, acne e alergias. Saiba mais sobre o poder da camomila em alguns tipo de formulações:

  • Sabonetes: ação suavizante e cicatrizante (principalmente em quadros de acne);

  • Cremes e loções corporais: controle de alergias e irritações na pele;

  • Máscaras faciais: cicatriza e acalmar a pele;

  • Loções géis, pós-depilação e pós-Sol: acalma e cicatriza a pele;

  • Shampoo e condicionador: efeito clareador, hidratante e reduz a oleosidade.


Resumo das propriedades: ação cicatrizante, calmante, anti-inflamatória, suavizante, antisséptica, refrescante e protetora dos tecidos e foi escolhida por seus efeitos na pele sensível e por seus ativos hidrofílicos e lipofílicos. Lembrando que as peles irritadas precisam ser acalmadas e nada melhor do que uma planta tão maravilhosa como a camomila para fazer isso acontecer! Seus benefícios para a pele são maravilhosos e trazem muitos resultados bons! E, como vimos, não se baseiam apenas em acalmar a cútis, ela também hidrata e é um excelente antisséptico, devendo ser utilizada em peles acneicas e/ou oleosas que possuem sensibilidade!


Benefícios dos ingredientes

Como já vimos os benefícios da camomila, vamos explicar sobre os outros ingredientes neste tópico. ;)


Soda cáustica

A saponificação é um tipo de reação química que resulta na formação de sabão. Ela é feita através da mistura de soda cáustica e gordura. É importante que você tenha em mente que precisa mexer bem essa mistura e seguir direitinho o que eu escrevi no modo de preparo, para que seu detergente fique do jeitinho que a gente gosta: fazendo muito sabão e hidratando a pele.


Óleo de abacate com infusão de camomila

O óleo de abacate possui grandes quantidades de fitoesteróis e vitamina E em sua composição. Além disso, possui beta-sitosterol, que garante ações anti bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias. Ele previne o envelhecimento precoce da pele, tem efeito calmante e estimula a produção de colágeno. Adquira o seu aqui! Com a infusão de camomila, a hidratação e proteção da sua pele é potencializada, trazendo mais resultados no tratamento da sensibilidade.


Óleo de coco

Esse óleo é um dos queridinhos do momento! Há vários estudos com o óleo de coco, até mesmo científicos, que apontam o poder de hidratação do óleo de coco na pele ou cabelo. Ele melhora o ressecamento, coceira, aspereza e xerose (rachaduras). Possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacterianas e hidratantes.


Manteiga de manga

Essa manteiga retirada da própria fruta manga tem um potente efeito contra a radiação UV (mas não é por isso que você pode ficar no Sol sem protetor solar não, viu?!). Ela auxilia no processo de cicatrização da pele e regeneração do tecido cutâneo, principalmente para cútis desvitalizadas ou com cicatriz de acne, pode ser utilizada em loções, manteigas de corpo, cremes para barbear, produtos para cabelos e protetores labiais, reconstrói a barreira cutânea da pele, trazendo nutrição intensa e hidratação, auxilia na suavização de estrias, no tratamento da pele danificada pelo Sol e a suavizar expressões e rugas suaves. Além disso, ela é umectante, protetora e restauradora da elasticidade da pele. Compre aqui!



Ingredientes


Veja as medidas exatas no vídeo abaixo

  • Chá de camomila (De preferência usar água destilada).

  • Soda cáustica;

  • Óleo de abacate com infusão de camomila;

  • Óleo de coco;

  • Manteiga de manga;


Como guardar?

Guarde seu sabonete de camomila em um recipiente de vidro ou plástico, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Caso você não possua nenhum recipiente esterilizado, que tal dar uma olhadinha em nosso site? Temos embalagens maravilhosas e sustentáveis para te auxiliar!


Filme



Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente. Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional. Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos. Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.

535 visualizações1 comentário