SABONETE DE ARGILA BRANCA - Como fazer - Receita natural e fácil



Os amantes de produtos naturais, como eu, vão adorar essa receitinha fácil e maravilhosa de sabonete natural de argila branca com óleo essencial de Melaleuca, o famoso Tea Tree. Você pode prepará-la em casa, utilizando recipientes previamente esterilizados.




“Plante sementes de felicidade, esperança, sucesso e amor; tudo voltará para você em abundância. Esta é a lei da natureza”.

Steve Maraboli.


Se você possui pele seca, mista ou oleosa, vai amar esse sabonete! E não é só do corpo que estou falando, ele também pode ser utilizado no rosto. Você sabia os sabonetes naturais possuem benefícios maravilhosos para a pele? Em primeiro lugar, eles usam corretamente a glicerina vegetal, que é feita à partir de um processo chamado saponificação. Vou explicar como ele é feito: geralmente a fabricação é feita com a mistura correta de soda cáustica e gordura. Com isso, há essa reação química, que é nada mais nada menos é do que a formação de sabão e glicerina. Quando se trata da base vegetal, pode ser feita com lixívia (mais comumente conhecida como água sanitária).

A glicerina é a substância que hidrata a pele e, na fabricação de sabonetes industrializados, ela é retirada e destinada à produção de outros produtos, pois possui um valor mais alto no mercado. Pode ser por isso que você sente sua pele ressecada após o banho. =/ No caso do sabonete natural ou artesanal, esse processo é diferenciado, pois a glicerina gerada na saponificação é utilizada na base do sabonete natural, coisa que não acontece com os industrializados. Quer saber mais sobre os benefícios do sabonete natural? Vem comigo:




  • A glicerina é utilizada como base em sua produção, portanto é mais hidratante e cremoso;

  • Como a glicerina é de base vegetal, tem efeito umectante e faz com que as nossas células retenham mais água. O resultado? Uma pele hidratada por mais tempo!;

  • São hipoalergênicos e não causam acne, pois não possuem elementos sintéticos em sua composição;

  • Provocam o relaxamento do corpo, pois há óleos essenciais em sua composição;

  • Impactam positivamente o meio ambiente, pois não há testes em animais (cruelty-free), não causam poluição ambiental, sua espuma é biodegradável e seu processo de fabricação não agride e/ou degrada a natureza;

  • Ajudam a melhorar a circulação, por causa dos seus ingredientes naturais bioativos;

  • Podem ser usados tanto em animais de estimação quanto em humanos, inclusive em crianças e idosos;

  • Auxiliam na cicatrização e diminuição de manchas, por conter argila branca e óleo essencial de Melaleuca (nosso caso).

Com certeza você vai amar esse sabonete, pois é suave, deixa a pele hidratada e luminosa. Auxilia no clareamento de manchas e tem um cheirinho maravilhoso!



Benefícios dos ingredientes



Base glicerinada

A glicerina, quando se trata da hidratação da pele, é o principal ingrediente. Ela é derivada de matérias-primas de origem vegetal e é constantemente utilizada em produtos de beleza naturais, pois possui efeito umectante, emoliente, calmante, higroscópico (absorve água) e lubrificante. A glicerina vegetal age reduzindo a inflamação e irritação da pele, promovendo maciez, mantendo a elasticidade, proteção e a já mencionada hidratação. Cuidado, ela não deve ser utilizada em sua forma pura na pele e cabelos, pois pode deixá-los desidratados (retira a água desses dois locais e devolve para o ambiente, principalmente quando o tempo está seco).



Argila Branca

Esse é o ingrediente mais amorzinho da vida, pois é rico em diversos compostos minerais como alumínio, sílica e caulinita. Além disso, possui fitoativos/oligoelementos, sendo considerada a mais suave de todas as argilas por quase se igualar ao pH da pele. Ela tem efeito cicatrizante, clareador, anti-oleosidade, adstringente, antisséptico, reduz inflamações, tem alto poder antioxidante, contribui para a firmeza da pele, dá elasticidade à pele e ativa a regeneração celular.


Óleo vegetal mais adequado para sua pele

Veja a nossa tabela clicando aqui.


Óleo essencial mais adequado para sua pele

Veja a nossa tabela clicando aqui.


Óleo essencial de Melaleuca (ou Tea Tree) - Usado no vídeo

Outro queridinho da beleza e skincare é o óleo essencial Tea Tree. Em sua composição, há a mistura de mais de 100 componentes naturais, como os hidrolatos. Ele possui uma grande atividade antimicrobiana e propriedades curativas, antissépticas, analgésicas, anti-inflamatórias e anti-espasmódica.


Como usar?

Você pode utilizar o sabonete natural tanto no banho quanto para lavar o seu rosto. Com a pele molhada, aplique o sabonete suavemente sobre a pele, fazendo movimentos circulares. Para retirar, é só passar água abundante. Você sentirá sua pele mais hidratada, relaxada e cheirosa.


Como guardar?

Guarde seu sabonete natural em um recipiente de vidro ou plástico, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Você pode deixá-lo em seu banheiro dentro de uma saboneteira, quando começar a usar.




Receita

Materiais necessários:

  • 500 gramas de base glicerinada;

  • 75 gramas de argila branca;

  • 14 gramas de óleo vegetal para sua pele;

  • 20 gotas de óleo essencial para sua pele;

  • Moldes de silicone;

  • Panela esmaltada;

  • Espátula de silicone (pão duro).

Dica: Esta receita rende seis sabonetes de 85 gramas.


Modo de preparo

  1. Derreta a glicerina em uma panela esmaltada no fogo bem baixo;

  2. Quando a glicerina estiver completamente derretida, tampe-a e deixe-a em repouso por dois minutos e meio;

  3. Passado o tempo de repouso, misture a argila e o óleo vegetal. Mexa bem até que a glicerina fique homogênea; Você pode usr o mixer para misturar bem e deixar homogêneo mais rápido.

  4. Depois, misture o óleo essencial de melaleuca;

  5. Despeje a mistura nos moldes de silicone e aguarde os sabonetes secarem por aproximadamente 48 horas;

  6. Quando estiverem endurecidos, remova os sabonetes dos moldes e pode começar a usá-los.


Filme


Pinterest



Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes:

  1. http://lardocelar.blog.br/por-que-usar-sabonetes-artesanais-e-qual-a-diferenca-entre-sabonetes-artesanais-e-industrializados/

  2. https://treestudio.com.br/blog/aromaterapia/as-vantagens-de-usar-sabonetes-naturais/

  3. https://www.ecycle.eco.br/glicerina-bi-destilada-vegeta-1kg.html

  4. https://gooutside.com.br/beneficios-do-oleo-de-rosa-mosqueta/


12,621 visualizações8 comentários