Pele do Rosto Hidratada | Aprenda como fazer um creme hidratante natural diurno



O inverno é uma estação maravilhosa e esperada por muitos brasileiros que não aguentam mais o calor intenso durante o ano. Vamos ser bem sinceros, o friozinho daqui não se compara com o dos países europeus e até mesmo de outros locais da América do Sul, não é mesmo?! Mas mesmo assim a nossa pele sofre com essa mudança brusca de temperatura, ficando mais seca e desidratada. O poder dos ativos naturais hidratantes pode resolver esse problema, principalmente se aplicados todos os dias em sua pele, e é isso que ensinaremos aqui neste post. Ficou curiosa (o)? É só continuar a leitura!


“Podemos sorrir, nada mais nos impede. Não dá pra fugir dessa coisa de pele. Sentida por nós, desatando os nós. Sabemos agora, nem tudo que é bom vem de fora”

Coisa de Pele - Jorge Aragão


Sua pele precisa ser hidratada todos os dias!

Você sabia disso? A hidratação adequada da sua cútis, além de prevenir o envelhecimento precoce de sua pele, previne alergias, irritações, melhora a sua textura, ameniza aspectos esbranquiçados (o que chamamos de desvitalização) e protege o tecido dos agentes externos, como a poluição, clima seco e frio e até mesmo contra bactérias. Hidratar a pele não é questão de vaidade não, viu?! É importante seguir uma skincare adequada para seu biotipo e idade, pois trará mais saúde e viço para sua cútis. Se você sente seu rosto muito sensível, com alergias, pouco iluminada e descascando, é sinal de que sua pele precisa de hidratação urgentemente!


gif


O que acontece quando deixamos de hidratar a pele?


Os cuidados com a pele devem ser passados de pais para filhos desde que os mesmos sejam crianças. É preciso, pelo menos, ensinar a passar todos os dias o filtro solar para proteção da pele, mesmo dentro de casa, pois os raios UVA conseguem passar pelo vidro da sua janela e alcançar a pele e a luz física também prejudica a saúde da cútis. Devemos hidratar a pele todos os dias para reforçar as barreiras de proteção deste tecido, que é o maior órgão existente em nosso corpo. Sem hidratar a pele, a mesma se torna um alvo fácil para irritações e infecções de pele, podendo criar fissuras e escamas que muitas vezes são imperceptíveis. Isso se torna ainda pior caso você tenha o hábito de comprar qualquer tipo de sabonete para passar em seu corpo e use o sabonete do corpo para passar em seu rosto. Nosso pH da pele do corpo é diferente do rosto e precisa de outro tipo de tratamento.

Nossa pele tem uma proteção chamada manto hidrolipídico, que possui uma mistura saudável de água e sebo. Ele garante a proteção contra agentes externos e traz mais viço à pele. Quando utilizamos sabonetes e detergentes que não são bons para nossa pele, acabamos prejudicando essa barreira, causando um desequilíbrio de hidratação e oleosidade. Para que isso não aconteça, é necessário ter em mente que você precisa sim de uma rotina de skincare para seu rosto e corpo, por questões de saúde e não somente estética.


Previna o ressecamento da sua pele

  • Não tome banhos super quentes, pois podem remover a oleosidade natural da pele;

  • Evite o uso de sabonetes perfumados com ação adstringente em seu rosto. Procure um sabonete que seja adequado ao seu biotipo (oleoso, seco, misto, normal);

  • Hidrate-se sempre após o banho, pois assim há a facilidade de penetração dos ativos presentes em seu hidratante no seu corpo;

  • Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia. Isso ajuda na hidratação da sua pele. A hidratação também precisa ser feita de dentro para fora.


Manteigas e óleos para seu rosto

Os óleos possuem inúmeros benefícios para sua cútis, mas é preciso ter muito cuidado ao introduzi-los em seu rosto! Cada um possui um biotipo diferente de pele e precisa de um tipo de hidratação específica. Até mesmo os rostos oleosos precisam de hidratação, mas com ativos não comedogênicos! Aqui, disponibilizo alguns óleos e manteigas que possuem boa absorção por sua cútis e que minimizam o risco da obstrução dos seus poros:

  • Óleo vegetal de semente de uva Hzen: também conhecido como Resveratrol, o Óleo Vegetal de Semente de Uva possui propriedades hidratantes, antioxidantes, emolientes e umectantes, que promovem uma incrível proteção e restauração da pele e cabelo, bem como previnem o envelhecimento precoce. O óleo vegetal de semente de uva da Hzen tem propriedades 100% naturais, com um alto teor de tocoferol (vitamina E), que auxilia a hidratar e tonificar profundamente a pele. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele, desde as mais desvitalizadas até as oleosas. Spoiler: vamos precisar desse óleo maravilhoso para essa receita. Não tem seu óleo vegetal de semente de uva ainda? Compre aqui!;

  • Manteiga de manga Hzen: a manteiga de manga Hzen é 100% natural e possui propriedades umectantes e protetoras, que promovem uma hidratação incrível, restaura a flexibilidade e tem ação protetora. É maravilhosa para quem está sentindo a cútis desvitalizada e precisando de hidratação natural. Ela é retirada do caroço da própria fruta e tem um potente efeito contra a radiação solar (SPF Booster) e auxilia no processo de cicatrização da pele e regeneração do tecido cutâneo. Pode ser utilizada em loções, manteigas de corpo, cremes para barbear, produtos para cabelos e protetores labiais, pois age reconstruindo a barreira cutânea, trazendo nutrição intensa e hidratação. Spoiler: vamos precisar dessa manteiga maravilhosa para essa receita. Não tem sua manteiga de manga? Compre aqui!


Benefícios dos ingredientes


Leite de amêndoa

O leite de amêndoas é uma fonte rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Além de proteger a pele, favorece a produção de colágeno e inibe substâncias que eliminam a elastina. Desta forma reduz as linhas de expressão e as rugas superficiais de forma natural.

Dica: Procure no mercado uma alternativa mais natural. Preferimos utilizar o industrializado na receita porque os caseiros podem conter muito resíduo o que pode acabar machucando a pele.


Glicerina Vegetal

A glicerina é derivada de matérias-primas de origem vegetal e é constantemente utilizada em produtos de beleza naturais, pois possui efeito umectante, emoliente, calmante, hidratante, higroscópico (absorve água) e lubrificante. A glicerina vegetal age reduzindo a inflamação e irritação da pele, promovendo maciez, mantendo a elasticidade, proteção e a já mencionada hidratação. Cuidado, ela não deve ser utilizada em sua forma pura na pele e cabelos, pois pode deixá-los desidratados (retira a água desses dois locais e devolve para o ambiente, principalmente quando o tempo está seco).

Links para compra - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166601131-2-glicerina-bi-destilada-usp-100-vegetal-alimenticia-1-l-_JM?searchVariation=38117283128#searchVariation=38117283128&position=3&search_layout=stack&type=item&tracking_id=10327458-9d71-4067-a0fa-23b78a8b6de6



Argila Branca

Esse é o ingrediente mais amorzinho da vida, pois é rico em diversos compostos minerais como alumínio, sílica e caulinita. Além disso, possui fitoativos/oligoelementos, sendo considerada a mais suave de todas as argilas por quase se igualar ao pH da pele.

Ela tem efeito cicatrizador, clareador, anti-oleosidade, adstringente, antisséptico, reduz inflamações, tem alto poder antioxidante, contribui para a firmeza da pele, dá elasticidade à pele e ativa a regeneração celular.



Manteiga de Manga

Essa manteiga retirada da própria fruta manga tem um potente efeito contra a radiação UV (mas não é por isso que você pode ficar no Sol sem protetor solar não, viu?!). Ela auxilia no processo de cicatrização da pele e regeneração do tecido cutâneo, principalmente para cútis desvitalizadas ou com cicatriz de acne, pode ser utilizada em loções, manteigas de corpo, cremes para barbear, produtos para cabelos e protetores labiais, reconstrói a barreira cutânea da pele, trazendo nutrição intensa e hidratação, auxilia na suavização de estrias, no tratamento da pele danificada pelo Sol e a suavizar expressões e rugas suaves. Além disso, ela é umectante, protetora e restauradora da elasticidade da pele.



Cera Emulsionante

A Cera de Candelila é utilizada como um endurecedor de cosméticos, mas não é só isso! Ela forma um filme protetor umectante que hidrata ao mesmo tempo que promove a prevenção da pele. A Candelila é uma alternativa vegana à cera de abelha e compartilha as mesmas propriedades espessantes e protetoras.

Links para compra -

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-832533992-polawax-cera-emulsionante-no-inica-100-gramas--_JM#position=16&search_layout=stack&type=item&tracking_id=66f42b60-ea68-4828-8e66-51b037de06e4


Óleo Vegetal de Semente de Uva

Também conhecido como Resveratrol, o Óleo Vegetal de Semente de Uva possui propriedades hidratantes, antioxidantes, clareadoras, emolientes e umectantes, que promovem uma incrível proteção e restauração da pele e cabelo, bem como previnem o envelhecimento precoce. Ele melhora a circulação periférica, levando mais oxigenação e nutrição da pele e é um grande restaurador do colágeno e elastina (tudo o que as estrias pedem). Você também pode escolher outros óleos vegetais como o óleo de rosa mosqueta ou o de amêndoas, que também possuem propriedades cicatrizantes e clareadoras.

Nipaguard

O Nipaguard® Zero é um conservante natural de preservação de amplo espectro, muito fácil de utilizar. Ele é resistente à temperaturas, não é tóxico, não é irritante ou sensibiliza a pele. Este conservante possui proteção contra fungos, bactérias e leveduras.

Links para Compra -

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1927591517-nipaguard-sce-selo-ecocert-engenharia-das-essncias-25g-_JM#position=17&search_layout=stack&type=item&tracking_id=9a9a229e-27e2-43c0-b58c-977f212c2e4e



Vitamina E



A possui ação antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento da cútis, além de ser um excelente hidratante.







OE de Palmarosa


O OE de Palmarosa é um potente regenerador celular, revitalizante e antisséptico, podendo ser utilizado no tratamento de peles desvitalizadas, secas, flácidas e envelhecidas. É um excelente anti-inflamatório e auxilia na retenção de água no tecido, mantendo a hidratação, equilíbrio e maciez da pele. Age como clareador de manchas restabelecendo o equilíbrio fisiológico da pele, mantendo uma ação refrescante e calmante.


OE de Capim Limão

Esse óleo essencial maravilhoso possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, relaxantes, antibacterianas e antifúngicas. Na pele ele age como cicatrizante e prevenção contra infecções, sendo um ótimo aliado para peles acneicas.


Receita

Ingredientes:


Fase 1

140 gramas de leite de amendoas (De preferência leite vegetal comprado)

2 gramas de glicerina

2 grama de argila branca Hábitos Zen


Fase 2

35 gramas de manteiga de manga Hábitos Zen

15 gramas de oleo de semente de uva Hábitos Zen

17 gramas de cera emulsionante


Fase 3

2g Nipaguard® Zero (conservante)

2g Vitamin E Hábitos Zen

3 gotas de óleo essencial de palmarosa Hábitos Zen

2 gotas de óleo essencial de capim limão Hábitos Zen


Modo de preparo

  • Separe os ingredientes da fase um e fase dois;

  • Em fogo baixo (por exemplo, banho-maria), derreta ambas as fases em vidros à prova de calor separadamente;

  • Assim que as fases de óleo e água derreterem completamente, misture e transfira para uma superfície plana;

  • Para criar uma emulsão leve e arejada, use um liquidificador, mixer ou batedeira. Conforme a mistura esfriar, ela começa a engrossar e mudar para uma cor creme mais clara;

  • Quando estiver satisfeito com a consistência, pode passar para o próximo passo, que é o de pós mistura;

  • Use um medidor para adicionar os ingredientes da pós mistura (Nipaguard® Zero, vitamina E e os óleos essenciais;

  • Misture rapidamente de novo manualmente ou usando um liquidificador para garantir que todos os ingredientes sejam distribuídos uniformemente no creme;

  • Armazene seu creme facial natural em um recipiente esterilizado;

LEMBRANDO QUE VOCÊ ENCONTRA GRANDE PARTE DOS INGREDIENTES EM NOSSO SITE. CLIQUE AQUI :)


Como guardar?

Guarde seu hidratante facial diurno em um recipiente de vidro ou plástico, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Caso você não possua nenhum recipiente esterilizado, que tal dar uma olhadinha em nosso site? Temos embalagens maravilhosas e sustentáveis para te auxiliar!


Filme




Pinterest



Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.



Fontes

257 visualizações0 comentário