Pele acneica? | Aprenda como fazer em casa um sabonete natural de alecrim com argila verde!



Morar em um país tropical é complicado para quem possui pele oleosa com tendência à acne, principalmente quando faz muito Sol, o rosto sofre! Com certeza você já tentou várias técnicas e sabonetes para auxiliar na melhora da acne, mas acabou vendo que seu rosto ficou ressecado demais ou que a acne se multiplicou, não é mesmo?! Eu sei o sofrimento que é até achar um tratamento ideal para seu rosto, devido à acne, e que é muito chato encontrar o sabonete ideal. Espero que essa receita te ajude tanto quanto me ajuda!

“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação”.

Leonardo da Vinci


Você sabe o que é a acne e suas causas?

A acne é uma patologia multifatorial, ou seja, sua origem pode ter diversas causas, como fatores ambientais (seu estilo de vida), menstruação e gravidez, dietas, alterações hormonais e fatores emocionais. Ela é um dos motivos mais comuns das consultas em dermatologistas e esteticistas têm a ver com a acne, atingindo 80% dos adolescentes e, às vezes, persistindo até a vida adulta. A acne acontece mais precocemente em mulheres, mas suas formas mais severas acometem mais homens, sendo uma afecção hereditária.

Para você entender um pouco melhor a formação a acne e seus graus, veja a figura abaixo:


Link da imagem: http://enfermeiropsf.blogspot.com/2014/10/acne-vulgar-acne-comum-e-acne-cistica.html



A acne é uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo (óleo) pelas glândulas sebáceas. Com isso, ocorre um excesso de oleosidade local que deixa nossos óstios mais obstruídos (sim, o nome certo para poros é esse) e aumenta a proliferação de bactérias, as temidas P. acnes. Como resultado, temos os comedões abertos e fechados, que são os famosos cravos e espinhas, respectivamente. O ambiente oleoso e quentinho do rosto é um prato cheio para a proliferação bacteriana, ainda mais quando colocamos as mãos sujas no rosto ou coçamos a cútis, não é mesmo?!


Graus da acne

Você sabia que existem quatro diferentes graus da acne? Podem ser inflamatórias ou não. Vou explicar um pouco melhor abaixo!


Grau 1: Acne vulgar

Esse é o grau mais leve da acne. Consiste em microcomedões e comedões abertos e fechados, podendo surgir em várias regiões do rosto, principalmente na zona T. Nessa fase, eles não se encontram inflamados.

Link da imagem: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-o-que-e-causas-sintomas-tratamentos-e-como-evitar-as-espinhas-e-cravos-no-rosto-e-corpo_a6609/1


Grau 2: Acne pápulo-pustulosa

As lesões acneicas começam a inflamar, apresentando dor local, vermelhidão, edema e podem ter pus em seu interior (bactérias + células brancas que tentam combater os microrganismos). Além dos microcomedões e comedões abertos e fechados, há a presença de pápulas e pústulas.


Link da imagem: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-o-que-e-causas-sintomas-tratamentos-e-como-evitar-as-espinhas-e-cravos-no-rosto-e-corpo_a6609/1


Grau 3: Acne nódulo-cística

Além dos microcomedões e comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas, há a presença de nódulos e cistos que possuem uma inflamação muito grande e pus. Esse grau, por ser mais severo, pode deixar marcas e cicatrizes locais.


Grau 4: Acne conglobata

O quadro da acne conglobata é preocupante. Lesões maiores começam a aparecer, com grandes quantidades de secreção. As mesmas chegam a estourar, formando grandes abscessos pela quantidade de bactérias presentes no local. Além dos microcomedões e comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas, cistos, nódulos, abscessos e cicatrizes.


Links das imagens: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-o-que-e-causas-sintomas-tratamentos-e-como-evitar-as-espinhas-e-cravos-no-rosto-e-corpo_a6609/1


Características da pele acneica

Em grande parte das vezes, a pele acneica apresenta muita oleosidade, sendo considerada um biotipo lipídico. A textura da pele é mais “grossa”, havendo óstios dilatados, brilho excessivo na cútis e as temidas acnes. É necessário ter um correto tratamento da sua pele, utilizando produtos que não sejam comedogênicos (oleosos) e não passando sabonetes que dão efeito rebote. Por falar em sabonetes, quem possui a pele mais oleosa adora passar sabonete no rosto, mas você já deve ter percebido que a oleosidade piora quando você utiliza muitas vezes o mesmo no rosto. O ideal é utilizar o sabonete somente uma vez pela manhã e uma vez à noite, senão dá efeito rebote mesmo!





Benefícios dos ingredientes


Alecrim


O alecrim é um potente antibacteriano, principalmente quando se trata do P. acnes, a bactéria causadora das inflamações da acne. Ela reduz o aparecimento de comedões por seu grande poder anti séptico, refrescante, analgésico, tônico e anti-inflamatório, sendo indicado para peles lipídicas. Ele possui substâncias antioxidantes, vitaminas A, B2, B6 e C e minerais como zinco, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.


Cúrcuma


Essa especiaria é uma das mais completas em questão de propriedades e pode ser utilizada em diversas patologias! A cúrcuma possui potentes propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes que auxiliam no combate contra a acne, além de uniformizar o tom da pele. Possui também polifenóis, vitaminas A, C e B, melhorando a circulação sanguínea local, nutrindo e oxigenando a pele.