Pele acneica? | Aprenda como fazer em casa um sabonete natural de alecrim com argila verde!



Morar em um país tropical é complicado para quem possui pele oleosa com tendência à acne, principalmente quando faz muito Sol, o rosto sofre! Com certeza você já tentou várias técnicas e sabonetes para auxiliar na melhora da acne, mas acabou vendo que seu rosto ficou ressecado demais ou que a acne se multiplicou, não é mesmo?! Eu sei o sofrimento que é até achar um tratamento ideal para seu rosto, devido à acne, e que é muito chato encontrar o sabonete ideal. Espero que essa receita te ajude tanto quanto me ajuda!

“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação”.

Leonardo da Vinci


Você sabe o que é a acne e suas causas?

A acne é uma patologia multifatorial, ou seja, sua origem pode ter diversas causas, como fatores ambientais (seu estilo de vida), menstruação e gravidez, dietas, alterações hormonais e fatores emocionais. Ela é um dos motivos mais comuns das consultas em dermatologistas e esteticistas têm a ver com a acne, atingindo 80% dos adolescentes e, às vezes, persistindo até a vida adulta. A acne acontece mais precocemente em mulheres, mas suas formas mais severas acometem mais homens, sendo uma afecção hereditária.

Para você entender um pouco melhor a formação a acne e seus graus, veja a figura abaixo:


Link da imagem: http://enfermeiropsf.blogspot.com/2014/10/acne-vulgar-acne-comum-e-acne-cistica.html



A acne é uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo (óleo) pelas glândulas sebáceas. Com isso, ocorre um excesso de oleosidade local que deixa nossos óstios mais obstruídos (sim, o nome certo para poros é esse) e aumenta a proliferação de bactérias, as temidas P. acnes. Como resultado, temos os comedões abertos e fechados, que são os famosos cravos e espinhas, respectivamente. O ambiente oleoso e quentinho do rosto é um prato cheio para a proliferação bacteriana, ainda mais quando colocamos as mãos sujas no rosto ou coçamos a cútis, não é mesmo?!


Graus da acne

Você sabia que existem quatro diferentes graus da acne? Podem ser inflamatórias ou não. Vou explicar um pouco melhor abaixo!


Grau 1: Acne vulgar

Esse é o grau mais leve da acne. Consiste em microcomedões e comedões abertos e fechados, podendo surgir em várias regiões do rosto, principalmente na zona T. Nessa fase, eles não se encontram inflamados.

Link da imagem: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-o-que-e-causas-sintomas-tratamentos-e-como-evitar-as-espinhas-e-cravos-no-rosto-e-corpo_a6609/1


Grau 2: Acne pápulo-pustulosa

As lesões acneicas começam a inflamar, apresentando dor local, vermelhidão, edema e podem ter pus em seu interior (bactérias + células brancas que tentam combater os microrganismos). Além dos microcomedões e comedões abertos e fechados, há a presença de pápulas e pústulas.


Link da imagem: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-o-que-e-causas-sintomas-tratamentos-e-como-evitar-as-espinhas-e-cravos-no-rosto-e-corpo_a6609/1


Grau 3: Acne nódulo-cística

Além dos microcomedões e comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas, há a presença de nódulos e cistos que possuem uma inflamação muito grande e pus. Esse grau, por ser mais severo, pode deixar marcas e cicatrizes locais.


Grau 4: Acne conglobata

O quadro da acne conglobata é preocupante. Lesões maiores começam a aparecer, com grandes quantidades de secreção. As mesmas chegam a estourar, formando grandes abscessos pela quantidade de bactérias presentes no local. Além dos microcomedões e comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas, cistos, nódulos, abscessos e cicatrizes.


Links das imagens: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acne-o-que-e-causas-sintomas-tratamentos-e-como-evitar-as-espinhas-e-cravos-no-rosto-e-corpo_a6609/1


Características da pele acneica

Em grande parte das vezes, a pele acneica apresenta muita oleosidade, sendo considerada um biotipo lipídico. A textura da pele é mais “grossa”, havendo óstios dilatados, brilho excessivo na cútis e as temidas acnes. É necessário ter um correto tratamento da sua pele, utilizando produtos que não sejam comedogênicos (oleosos) e não passando sabonetes que dão efeito rebote. Por falar em sabonetes, quem possui a pele mais oleosa adora passar sabonete no rosto, mas você já deve ter percebido que a oleosidade piora quando você utiliza muitas vezes o mesmo no rosto. O ideal é utilizar o sabonete somente uma vez pela manhã e uma vez à noite, senão dá efeito rebote mesmo!





Benefícios dos ingredientes


Alecrim


O alecrim é um potente antibacteriano, principalmente quando se trata do P. acnes, a bactéria causadora das inflamações da acne. Ela reduz o aparecimento de comedões por seu grande poder anti séptico, refrescante, analgésico, tônico e anti-inflamatório, sendo indicado para peles lipídicas. Ele possui substâncias antioxidantes, vitaminas A, B2, B6 e C e minerais como zinco, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.


Cúrcuma


Essa especiaria é uma das mais completas em questão de propriedades e pode ser utilizada em diversas patologias! A cúrcuma possui potentes propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes que auxiliam no combate contra a acne, além de uniformizar o tom da pele. Possui também polifenóis, vitaminas A, C e B, melhorando a circulação sanguínea local, nutrindo e oxigenando a pele.


Argila Verde


A argila verde é extraída diretamente das rochas vulcânicas e possui uma série de elementos em sua composição como o silício, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Todos esses componentes, quando entram em contato com a pele, ajudam a regularizar a produção de glândulas sebáceas, a acalmar a pele sensível, além de proporcionar uma poderosa ação antioxidante! Esse tipo de argila também possui uma ação antipoluição, que age absorvendo as impurezas acumuladas na pele como uma barreira ativa. Benefícios da máscara facial de argila verde:


  • Ajuda no controle da oleosidade;

  • Acalma a pele sensível;

  • Diminui a aparência dos poros dilatados;

  • Elimina o acúmulo de bactérias;

  • Controla a formação de comedões;

  • Tem ação antipoluição;

  • Tem poder antioxidante.

Compre nossa argila verde: https://www.habitoszentv.com.br/produtos/argila-verde-100-gramas/


O.E de Capim Limão

Esse óleo essencial maravilhoso possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, relaxantes, antibacterianas e antifúngicas. Na pele ele age como cicatrizante e prevenção contra infecções, sendo um ótimo aliado para peles acneicas.

Compre nosso óleo essencial de capim limão: https://www.habitoszentv.com.br/produtos/oleo-essencial-de-capim-limao-10ml/


Base glicerinada vegetal

A glicerina vegetal é natural e serve como a base do nosso sabonete anti acne. Ela é atóxica, hipoalergênica e biodegradável, fazendo o bem para o meio ambiente e nossa pele.


Receita

500 gramas base glicerinada vegetal

20 ml Glicerina liquida vegetal

7 gramas de Cúrcuma

15 gramas de Argila Verde

7-10 gotas de O.E de Capim Limão ou de alecrim

1 grama de Folhas de alecrim ressecadas



Modo de preparo:

  • Certifique-se de que o espaço que você fará seu sabonete natural de alecrim e argila verde esteja limpo, bem como os recipientes. Eles precisam estar esterilizados. Temos um post abordando sobre a esterilização de materiais, é só clicar aqui!;

  • Deixe os sabonetes descansando por 48 horas antes de retirá-los do molde. Caso você tenha mais pressa, pode colocar o molde no congelador por 30 minutos até uma hora. Eles sairão facilmente do molde;

  • Encontre um local em sua casa que seja protegido de animais.

  • Você deve deixar as barras por quatro semanas para permitir que o excesso de água evapore e o sabonete endureça totalmente. Chamamos esse processo de “sabão de cura”;

  • A espuma desse sabonete é cremosa e estável.


Filme




Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes

701 visualizações0 comentário