MÁSCARA FACIAL - Peles oleosas e com espinhas - Receita Natural

Como vocês já devem saber, eu amo fazer meus próprios produtos cosméticos em casa. Além de aproveitar muito melhor seus poderes antioxidantes, anti-inflamatórios, hidratantes e comedogênicos, eles são 100% naturais. Hoje vou ensinar a fazer uma máscara de argila verde diferente, com poder anti-acne, hidratante, antioxidante e muito mais. Quer aprender? Vem comigo!


“E no ar de outro dia, Meu olhar surgia nas pontas, De estrelas perdidas no mar, Pra chover de emoção…”

Lilás, Djavan


O surgimento de acnes em nossa pele e até mesmo o envelhecimento depende de como levamos a vida. Sim, isso é verdade! Por exemplo, se você é uma pessoa que não pratica nenhum tipo de exercícios físicos e ainda exagera nas quantidades de óleo, açúcar, sal e produtos industrializados, pode ter certeza de que haverá o aparecimento de espinhas e cravos - que são chamados de comedões por profissionais da área de estética - em seu rosto e parte superior do corpo. Caso houver alguma predisposição genética, piorou! O excesso de doces também auxilia no envelhecimento da pele, por um processo chamado glicação (o açúcar ingerido se transforma em glicose e a mesma se liga nas fibras de colágeno e elastina, fazendo com que elas percam suas funções), mas isso é um assunto para um próximo artigo.


Caso você seja muito estressada (o) ou ansiosa (o), o processo de aparecimento de acne é o mesmo. Vou dar um exemplo: você tem um evento MUITO importante amanhã e precisa estar com a pele lisinha e bonita. Vai dormir e acorda no dia seguinte com uma espinha chata no meio da testa! Desagradável, não é mesmo? Isso acontece porque a pele - o maior órgão do nosso corpo - possui ligações nervosas, o que acaba influenciando em situações boas ou ruins que ocorrem em nosso físico e mente. O estresse altera toda a nossa parte hormonal, podendo ser um desencadeador do processo acneico, alérgico, de envelhecimento precoce e no surgimento de alguns tipos de dermatites. Calma, os efeitos são diferente em cada organismo e dependem de muitos outros fatores, não somente de estresse, mas também de genética e do seu estilo de vida.






O que acontece com a nossa pele?

No caso das acnes, há um excesso da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Geralmente, o tipo de pele da pessoa com acne é mais oleoso, o que prejudica ainda mais a saída desse sebinho, sendo que a sua renovação celular ocorre mais rápido do que o normal, em torno de 15 a 20 dias (o normal é entre 28 - 30 dias), havendo um acúmulo de células mortas (corneócitos) na cútis. Essas células mortas contêm queratinócitos, que são células diferenciadas do tecido epitelial responsáveis pela produção de queratina, o que acaba dificultando ainda mais a passagem de sebo, criando uma barreira ou até mesmo um “entupimento” dessa glândula, alterando/interrompendo sua secreção. O ambiente da pele fica propício para bactérias, que adoram um excesso de sebo. Em nosso rosto, há bactérias que vivem normalmente na pele, que podem adentrar nela. Outra coisa que pode ocorrer é, quando passamos a mão em nosso rosto sem lavá-la antes ou tentamos estourar as espinhas, as bactérias que estão presentes em nossas mãos e unhas passam pela barreira de células mortas e de oleosidade e conseguem se instalar no sebo. Com isso, pode haver sua proliferação, causando uma hiperemia do local (vermelhidão, dor e calor) e uma possível infecção purulenta, caso não for tratado antes.

Entenda os ingredientes


Os efeitos da acne podem melhorar com a receita que vou passar sobre a Máscara Natural de Argila Verde, pois ela contém muitos bioativos maravilhosos, que vou escrever abaixo ;)


Argila Verde


A argila verde é extraída diretamente das rochas vulcânicas e possui uma série de elementos em sua composição como o silício, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Todos esses componentes, quando entram em contato com a pele, ajudam a regularizar a produção de glândulas sebáceas, acalmar a pele sensível, além de proporcionar uma poderosa ação antioxidante! Esse tipo de argila também possui uma ação antipoluição, que age absorvendo as impurezas acumuladas na pele como uma barreira ativa. Benefícios da máscara facial de argila verde:

  • Ajuda no controle da oleosidade;

  • Acalma a pele sensível;

  • Diminui a aparência dos poros dilatados;

  • Elimina o acúmulo de bactérias;

  • Controla a formação de cravos e espinhas;

  • Tem ação antipoluição;

  • Tem poder antioxidante.

Uma dica amiga: a argila verde tem seu poder de atuação quando a pele está úmida, portanto não deixe que ela seque! Para que a ação dos bioativos não seja perdida, deixe seu rosto úmido em todo o tempo que ela estiver agindo no rosto. Você pode fazer isso com algodões molhados ou caso tenha um borrifador, pode borrifar um pouco de água desmineralizada para que sua pele continue úmida, não a ponto de retirar a máscara do rosto.


Água desmineralizada


Também conhecida como deionizada, esse tipo de água é pura, livre de minerais, íons e metais pesados (cálcio, magnésio, potássio e ferro são alguns dos minerais eliminados no processo, pois podem ressecar a pele e cabelo). Há pesquisas que descrevem seus benefícios na estética e cosmetologia. Um deles é a melhora em até 50% do desempenho de cosméticos em geral, sendo mais importante até que os próprios ativos dos produtos finais, principalmente por conter um pH neutro. Lembrando que você não pode fazer o uso desse tipo de água para tomar, somente na produção de produtos cosméticos e medicamentos.


Óleo essencial de Melaleuca


Esse é o queridinho da beleza, skincare e para tratamentos de pele. Em sua composição, há a mistura de mais de 100 componentes naturais, como os hidrolatos. Ele possui uma grande atividade antimicrobiana e propriedades curativas, antissépticas, analgésicas, anti-inflamatórias e anti-espasmódica, sendo maravilhoso para quem tem problemas de pele, como a acne.


Óleo vegetal de abacate


O óleo de abacate possui grandes quantidades de fitoesteróis e vitamina E em sua composição. Além disso, possui beta-sitosterol, que garante ações antibactericidas, antivirais e anti-inflamatórias. Ele previne o envelhecimento precoce da pele, tem efeito calmante e estimula a produção de colágeno.


Como usar?


Aplique a argila verde no rosto com um pincel, evitando as áreas dos olhos e boca. Deixe agir por 15 minutos, borrifando um pouco de água desmineralizada para não deixar a máscara secar. Lembra da dica, não é para fazer com que a máscara “derreta” no rosto, mas sim para umidificar, fazendo com que seu efeito se potencialize.


Receita


5 g de argila verde;

Aproximadamente 5 mL de água desmineralizada;

1 gota de óleo essencial de melaleuca;

20 gotas de óleo vegetal de abacate.


Modo de preparo

  1. Adicione aos poucos a água na argila, misture bem até formar uma pastinha;

  2. Depois de formada a pastinha, acrescente as 20 gotas de óleo vegetal de abacate;

  3. Para finalizar, adicione uma gota de óleo essencial de melaleuca e misture bem;

  4. Está pronta para uso a sua máscara.


Observações

  • Essa receita rende o suficiente para uma aplicação;

  • Não adicione mais gotas de óleo essencial de melaleuca, pois pode causar irritações na pele;

  • Você pode utilizar outros óleos vegetais de sua preferência, nesse caso utilizamos o de abacate que é indicado para tratar psoríase, dermatites e eczemas.


Filme



Pinterest



Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes

  1. A influência do estresse no aparecimento da acne;

  2. https://cosmeticaemfoco.com.br/artigos/fator-de-hidratacao-natural-nmf/

  3. https://www.eucerin.com.br/problemas-de-pele/pele-com-tendencia-acneica/pele-propensa-a-acne-em-geral

  4. https://grupohidrica.com.br/agua-desmineralizada-2/



748 visualizações0 comentário