Lave suas roupas e louça naturalmente | Receita de natural de sabão de coco



Muitas vezes o sabão de lavar a roupa ou louça nos deixam cheios de alergias nas mãos, alguém aí já passou por isso? Infelizmente, isso é muito comum, principalmente por causa dos ingredientes da composição, que acabam afetando pessoas que possuem a pele mais sensível. Com essa receita, lavar a louça e a roupa passará a ser muito mais legal e saudável! Além do cheirinho maravilhoso, você estará protegendo o meio ambiente, não é muito bacana?! Para saber os benefícios da nossa receitinha, é só continuar a leitura!


gif

Responder à ofensa com ofensa, é como lavar a alma com lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater.

Dalai Lama


Sabão de coco: uma lenda da limpeza

Donas e donos de casa que gostam daquela faxina boa em seus lares, sabem que é essencial ter um sabão de coco como aliado, principalmente na hora de lavar a louça mais pesada e a roupa. Nessas horas, o sabão de coco é um coringa, pois é algo que podemos produzir em casa, além dos ingredientes serem super acessíveis para todos. Com ele, a rotina de limpeza se torna mais simples, tranquila e cheirosa!


Onde posso utilizar o sabão de coco natural?

Você sabia que o sabão de coco natural pode ser utilizado tanto para lavar suas roupas, quanto para lavar as louças? Isso porque, como disse, ele é um coringa perfeito da limpeza de casa e possui vários benefícios para você e para o meio ambiente, sendo eles:

  • Versatilidade: posso utilizar o sabão de coco natural para lavar a louça e as roupas sem problema nenhum. Além disso, podemos utilizar sua versão sólida ou líquida. A que vamos ensinar hoje, é a versão sólida. Você também pode utilizar o sabão de coco natural para limpar a casa, é só diluir o mesmo em um pouco de água!;

  • Reciclagem de óleo: por se tratar de um sabão natural de coco, podemos reutilizar o óleo usado de cozinha, beneficiando ainda mais o meio ambiente. Na receitinha, quem utiliza óleo de coco para fazer suas refeições em casa, irá se beneficiar ainda mais;

  • Economia: como o sabão de coco caseiro é muito versátil e muito eficaz na limpeza, você acaba economizando com outros tipos de produto que são mais caros;

  • Sustentabilidade: como não há produtos químicos que afetam o meio ambiente, o sabão natural de coco é sustentável. A espuma dos sabões sintéticos acabam prejudicando a natureza, deixando a água mais alcalina/densa.




Benefícios do sabão natural de coco para as roupas

Agora que você já sabe que o sabão natural de coco é mais versátil e faz bem ao ambiente, saiba quais são os benefícios dele para suas roupas:

  • Atua na remoção de manchas e no branqueamento das suas peças de roupa, principalmente as finas e delicadas;

  • Opção ecologicamente menos agressiva para suas roupas;

  • Versátil na hora de lavar suas roupas: lave roupas de cama, mesa e banho com ele. Ah, uma ótima dica é lavar roupas infantis, principalmente de bebês, pois protege os mesmos contra alergias;

  • Retira manchas das roupas, basta ferver a peça manchada com algumas lascas de sabão de coco natural e concluir a lavagem da mesma depois;

  • Caso suas roupas estejam amareladas, o sabão natural de coco pode agir como um branqueador natural, basta ensaboar a peça e fervê-la por meia hora, concluindo a lavagem da mesma de forma natural;

  • É excelente para retirar manchas de gordura nas roupas, basta ensaboar a peça com sabão natural de coco molhado. Caso haja dificuldade, pode colocar um pouco de água morna em cima e ensaboar;

  • O sabão natural de coco será o responsável por manter suas roupas bonitas, ao mesmo tempo que você as limpa, trazendo mais durabilidade às peças, pois agridem menos.


Dica de ouro

“Rafa, queria lavar minhas roupas com o sabão de coco natural que aprendemos aqui na Hzen, posso?”

Resposta: CLARO QUE PODE!

Como o sabão de coco é uma opção mais sustentável e seu impacto no ambiente é mínimo, uma dica que eu dou para você é que, antes de colocar o sabão natural de coco na máquina de lavar, siga o passo a passo:

1. Rale o sabão natural de coco com um ralador na mesma proporção que o sabão em pó;

2. Dissolva o sabão natural de coco ralado em um pouco de água, como se fosse um sabão líquido. A proporção de sabão deverá ser maior do que a de água (2 para 1), para garantir uma maior limpeza de suas roupas.


Benefícios do sabão natural de coco para a louça

Além de ter um cheirinho suave e gostoso, o sabão natural de coco é ideal para a limpeza dos talheres e da sua louça. Seu uso é fácil, basta esfregar a barra de sabão na esponja e mandar ver na lavagem! Além disso, para os alérgicos de plantão, o sabão natural de coco é menos agressivo e até previne a pele contra o ressecamento, pois é hidratante. Outros benefícios:

  • É ótimo para o meio ambiente, em relação a outros agentes de limpeza artificiais;

  • Pode se utilizado para lavar até mesmo o fogão, basta dissolver um pouco do sabão natural de coco em água e borrifar no mesmo;

  • Remove as manchas das louças;

  • Possui mais durabilidade do que um sabão líquido ou em barra artificial.


Benefícios dos ingredientes

Óleo de coco

Esse óleo é um dos queridinhos do momento! Há vários estudos com o óleo de coco, até mesmo científicos, que apontam o poder de hidratação do óleo de coco na pele ou cabelo. Ele melhora o ressecamento, coceira, aspereza e xerose (rachaduras). Possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngico, antibacteriano e hidratante. Além disso, o óleo de coco auxilia na retirada de manchas das roupas e no seu branqueamento natural, sem prejudicar as fibras das mesmas, deixando a roupa com aspecto de nova após as lavagens. Não esqueça de ver as dicas acima, hein?!


Água

A água será utilizada como a base do nosso produto. Ela possui propriedades incríveis que influenciarão na qualidade do nosso detergente. Portanto, utilize pelo menos uma água filtrada.


Soda cáustica

A saponificação é um tipo de reação química que resulta na formação de sabão e glicerina. Ela é feita através da mistura de soda cáustica e gordura (óleo de cozinha). É importante que você tenha em mente que precisa mexer bem essa mistura e seguir direitinho o que eu escrevi no modo de preparo, para que seu detergente fique do jeitinho que a gente gosta: fazendo muito sabão e hidratando a pele. :)



Proteção

Esse sabão natural de coco é muito fácil de fazer, mas exige um pouco de cautela. Como a receita contém soda cáustica, você precisa ter cuidado e fazer o uso de luvas e óculos de proteção (os queridos EPIs - Equipamento de Proteção Individual). Mas calma, não se preocupe! Queremos que você se sinta segura (o) e que nenhum acidente aconteça em casa. É só uma precaução!


Consistência

O sabão natural de coco ficará com aspecto sólido. Não se preocupe quanto a sua consistência, pois você poderá utilizá-lo para lavar qualquer tipo de louça e na máquina de lavar. É só passar a esponja no detergente e mandar ver na louça e ralar o sabão natural de coco e diluir em água, para lavar suas roupas!


Armazenamento

Você pode armazená-lo em um recipiente de vidro ou de plástico. Lembre-se: ele precisa ser fechado após o uso, portanto é importante que tenha uma tampa. Guarde-o em um local fresco, com pouca luz e seco (sabe aquele armário que você tem debaixo da pia? Então…).


Materiais necessários

71,6% - 500 gramas de óleo de coco

17,8% - 124,6 gramas de água (filtrada ou destilada)

10,5% - 73,3 gramas de soda caustica


Observações importantes

Água com soda caustica causa uma reação exotermica (libera energia na forma de calor). Espere a temperatura baixar entre 54-49 graus celsius para adicionar o óleo de coco.


Vídeo



Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente. Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional. Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos. Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes

https://www.dicasdemulher.com.br/sabao-de-coco/

https://juscelinodourado.com.br/sabao-de-coco-beneficios-utilidades-quando-e-como-usar/

https://www.consul.com.br/facilita-consul/ihhh-agora/sabao-de-coco-para-lavar-roupa-na-maquina/

https://santaclaralimpeza.com.br/veja-os-beneficios-de-utilizar-o-sabao-de-coco/



66 visualizações0 comentário