KIMCHI - Como fazer - Fermentados 2/3


Observação do canal

Essa receita foi elaborada em parceria com a Fran Abbud - @franabbud - Chefe Educadora em Culinária Viva e parceira do Hzen. Pesquisamos e buscamos receitas, sabores e diversidade em nossos pratos. Procuramos o equilíbrio e acima de tudo nosso bem-estar. Como mãe e filha já testamos várias dietas juntas, mas entendemos que cada ser humano é único e reage de forma diferente com suas necessidades e particularidades nutricionais. Nosso intuito com a playlist de receitas é mostrar o caminho de uma cozinha com alternativas para pessoas que tem alergias e intolerâncias, compartilhar receitas gostosas e saudáveis com poucos ou nenhum produto processado e/ou industrializado. Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta, converse com um profissional da área da saúde para te orientar.


Então, o que é kimchi?


Este prato tradicional coreano consiste em vegetais salgados e fermentados. Normalmente é usado uma grande diversidade de vegetais para compor o prato e você encontra repolho, rabanete, cebolinha, alho, gengibre e outras especiarias, como pimenta, vinagre e sal.


Esses ingredientes são todos fermentados em uma jarra fechada, o que permite que os sabores se assentem e a textura fique mais macia. O kimchi não é só gostoso no sabor, ele também é incrível para a saúde.


Sim, parece uma mistura de ingredientes e sabores. Como o kimchi é saudável? A verdade é que todos os benefícios do kimchi vêm exatamente desse processo de fermentação e dos muitos ingredientes que ele contém.




Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade.

Albert Einstein





Veja alguns benefícios de comer Kimchi.


Por ser um alimento fermentado contém bactérias saudáveis ​​e é um ótimo prebiótico para o seu organismo. Assim como outros alimentos fermentados, o kimchi contém uma boa quantidade de bactérias saudáveis ​​que ajudam na digestão. Esses lactobacilos são produtos do processo de fermentação e ajudam o sistema digestivo a processar os nutrientes, quebrá-los e absorvê-los com mais eficiência.


Ao mesmo tempo, o kimchi é um alimento probiótico, o que significa que contém as bactérias intestinais de que todos nós precisamos. Os probióticos também são protetores e podem prevenir infecções, melhorar a imunidade e a absorção dos nutrientes e vitaminas.



Como o kimchi contém alho, cebolinha e repolho, é rico em fibras dietéticas e selênio. Todos esses compostos são uma ótima maneira de reduzir os níveis de colesterol no corpo.


Se você consumir alimentos ricos em probióticos e fibras, seu corpo trabalhará mais rápido na digestão, então você pode começar a se sentir satisfeito e parar de comer outros alimentos não saudáveis. Como o kimchi reduz o colesterol e é antiinflamatório, pesquisas sugerem que ele também pode prevenir problemas cardíacos.


Livros que usamos como referência


Usamos como base para execução desse Kimchi o livro Fermentação Selvagem escrito por Sandor Ellix Katz(Autor).


"Desde sua publicação em 2003, Wild Fermentation vem inspirando as pessoas a usar suas cozinhas como verdadeiros laboratórios e transformar, pela fermentação, legumes em chucrute, leite em queijo ou iogurte, cereais em pão de fermento natural e muito mais. Agora, Sandor Ellix Katz, ganhador do prêmio James Beard (que celebra o espírito comunitário e o poder dos alimentos) e autor de best-sellers do New York Times, retoma o livro icônico que lançou um verdadeiro renascimento alimentar moderno, com uma nova perspectiva, um entusiasmo renovado e novos conhecimentos resultantes de suas viagens pelo mundo. Esta edição revista e atualizada apresentará ao leitor toda uma nova geração de sabores e benefícios dos alimentos fermentados. O livro apresenta muitas receitas inéditas — incluindo kvass de morango, cerveja africana de sorgo e panquecas de trigo-sarraceno — além de atualizações na maioria das receitas originais, com base no amplo conhecimento do autor sobre as tradições alimentares do mundo todo. Para Katz, a porta de entrada para a fermentação foi o chucrute. Abra este livro para encontrar a sua e comece uma pequena revolução na sua cozinha".



Receita


Kimchi

800 gramas de acelga (Fazer processo de salmoura)

1 Cebola roxa média

1 1/2 pimentão picado em tiras

3 Cenouras picadas em tiras (Fazer processo de salmoura)

1 Nabo picado em tiras (Fazer processo de salmoura)

1 pimenta dedo de moça.

4 colheres de sopa de gengibre ralado.

1 1/2 de c chá de alho

2 colheres de sopa - Algum tipo de açúcar líquido (Melado, agave, néctar de coco, etc).


Salmoura

Pesar todos os legumes que você gostaria de colocar na salmoura e colocar água+10-12% do peso em sal.


Filme



Pinterest




Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.

125 visualizações0 comentário