DESODORANTE EM BARRA NATURAL - como fazer e versão sem bicarbonato

Esse desodorante em barra é muito fácil de fazer e possui propriedades naturais que ajudam a combater os maus odores ao mesmo tempo que hidrata e tem ação antioxidante e bactericida. Quer saber mais?


“A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos”. -

Charles Dickens


Essa receita é muito fácil de fazer e possui ingredientes que podemos adquirir até mesmo no supermercado! Um fator importante é que ela não possui bicarbonato de sódio, pois, se usado em grandes quantidades, algumas pessoas podem ter uma leve de irritação na pele, como coceiras e vermelhidão. Mas calma, esses casos só acontecem quando há uma utilização inadequada! Ao usar em quantidades apropriadas - como em nossos produtinhos -, o bicarbonato de sódio pode ser um grande aliado por ser um eficaz diminuidor de manchinhas! Para que o nosso desodorante natural absorva mais o suor, utilizei uma combinação muito bacana: amido de milho (ou tapioca) e argila branca. Com isso, você terá a sensação que sua pele está sequinha (e realmente estará!) :)




É importante que você tenha consciência de tudo o que escolhe aplicar em sua pele. Os desodorantes comuns que passamos em nossas axilas, possuem muitos ingredientes que podem ser nocivos e isso pode ser comprovado através de um estudo realizado pelo National Cancer Institute, que aborda que o uso de antitranspirantes e desodorantes pode ter ligação em casos de câncer de mama. Mesmo que não exista nenhum tipo de evidência científica que corrobora o estudo, ele já deixa um alerta de que é melhor nos prevenirmos. Então, nada melhor do que trocar seu antigo aerosol por um produto natural que não agride o corpo ;)

Muitas pessoas têm medo da troca do desodorante por uma opção natural, pois a adaptação pode ser um pouco demorada. Esse período dura mais ou menos duas semanas e você precisa ficar bem esperto, pois o corpo começa a eliminar as toxinas e todo o histórico de produtos químicos durante o uso de desodorantes e/ou antitranspirantes. É só levar o desodorante natural em sua bolsa para qualquer lugar que for e, cada vez que sentir necessidade, passá-lo. Esse período é uma questão de limpeza do corpo, portanto não fique ansioso.




Benefícios dos Ingredientes

Cera de Candelila

Essa cera é de origem vegetal, sendo obtida através das folhas dos arbustos de Candelila. Por ser um endurecedor natural, ela é utilizada na produção de cremes, batons, balms labiais, manteigas corporais, pomadas, entre outros. Ela retém a umidade, protege a pele e mantém a hidratação.


Manteiga de Manga

Essa fruta deliciosa é uma excelente fonte de antioxidantes (quercetina, isoquercetina, astragalin, fisetina, ácido gálico e methyl gallate)! Além disso, ela possui vitaminas A e C, fibras e excelentes bioativos. Para a pele, ela é eficaz pela quantidade de antioxidantes que possui e age retardando seu envelhecimento, protegendo, nutrindo e auxiliando na cicatrização.


Óleo vegetal de abacate

O óleo de abacate possui grandes quantidades de fitoesteróis e vitamina E em sua composição. Além disso, possui beta-sitosterol, que garante ações antibactericidas, antivirais e anti-inflamatórias. Ele previne o envelhecimento precoce da pele, tem efeito calmante e estimula a produção de colágeno.


Leite de magnésia

O leite de magnésia auxilia na desobstrução dos poros da pele, removendo a oleosidade. É um extraordinário anti-inflamatório, ajudando o sistema imunológico a se tornar mais resistente à infecções. Além disso, ele é um excelente desodorante natural, tornando o ambiente das axilas mais alcalino, deixando as bactérias longe dele.


Amido de milho ou Tapioca

O amido de milho auxilia no controle do suor e em possíveis irritações da pele. Ele também é excelente contra a oleosidade, auxilia na retenção de umidade e evita odores desagradáveis. Já a tapioca - que é feita a partir da mandioca -, possui ricas fontes de carboidratos, vitaminas B9 (ácido fólico), C e K, magnésio, manganês e cobre. Ela possui antioxidantes que combatem os radicais livres por conter resveratrol.


Argila branca

A argila branca é rica em diversos compostos minerais como sílica e caulinita. Além disso, possui fitoativos/oligoelementos, sendo considerada a mais suave de todas as argilas por quase se igualar ao pH da pele. Ela tem efeito cicatrizador, clareador, anti-oleosidade, adstringente, antisséptico, reduz inflamações, tem alto poder antioxidante, contribui para a firmeza da pele, dá elasticidade à pele e ativa a regeneração celular.




Como Usar?

Aplique o desodorante em suas axilas, fazendo movimentos circulares e esfregue até que seja totalmente absorvido por sua pele.


Como guardar?

Você pode guardar seu desodorante natural em um pote de vidro, plástico ou de algum creme antigo, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Caso você more em uma cidade muito quente, pode optar por armazená-lo na geladeira. Lembre-se: conserve sempre fechado.




Receita


10 gramas de cera de candelila

40 gramas de manteiga de manga

10 gramas de óleo de abacate

15 gramas de leite de magnésia

5 gramas de amido de milho

5 gramas de argila

4 gotas de óleo essencial (opte pelos bactericidas como melaleuca


Filme




Pinterest




Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes

  1. https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/myths/antiperspirants-fact-sheet

  2. https://cidadeverde.com/noticias/233349/voce-gosta-de-manga-pois-alem-de-saborosa-a-fruta-oferece-muitos-beneficios

  3. https://centrodearomaterapia.com/produtos/cera-de-candelila/

  4. https://www.ecycle.com.br/2619-oleo-de-abacate.html

  5. djorisc.com.br/jornais/jornaldafronteira/variedades/benefícios-do-leite-de-magnésia-1.2109012

  6. https://incrivel.club/inspiracao-dicas/12-surpreendentes-usos-do-amido-de-milho-481810/

  7. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/16/mandioca-ajuda-na-digestao-conheca-9-beneficios-desse-alimento.htm

  8. https://www.ecycle.com.br/2743-argila-branca.html

  9. https://www.ecycle.com.br/7911-oleo-essencial-de-capim-limao.html





3,223 visualizações0 comentário