CREME EXTRA HIDRATANTE | Receita fácil, natural e com 2 ingredientes

Esfriou e você está sentindo na pele as consequências?


Se você já sentiu sua pele seca no verão, imagino que o inverno esteja sendo bem desagradável para a mesma, por ser frio e seco. Nessa época, devemos redobrar os cuidados com o corpo, pois a mudança de clima pode deixar nossa pele desidratada e ressecada. Essa receita de manteiga corporal natural possui proteção extra para nossa pele do corpo, deixando-a mais bonita, viçosa e protegida. Quer saber como fazer? Vem comigo!

“Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo”.

Clarice Lispector


Por que devemos hidratar a pele no inverno?


A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela possui uma barreira maravilhosa que protege nosso corpo contra a entrada de microrganismos indesejados, dá resistência e impermeabilidade e ainda protege contra outros tipos de agressões. Essa barreira protetora é composta por lipídios e água (manto hidrolipídico), que trabalham em harmonia para evitar que bactérias e afins penetrem em sua superfície e é mantida pelas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas.

Infelizmente, perdemos essa barreira cada vez que tomamos banhos muito quentes, quando utilizamos sabonetes agressivos para a pele e/ou até mesmo quando “esquecemos” de passar hidratante para recuperação dessa barreira cutânea, que fica em nossa camada córnea, a camada mais externa da pele.

Hidratar a pele pode parecer somente um ato estético, mas na verdade, ela é importante para proteção e saúde da pele, pois estimula as taxas de renovação celular da epiderme, fornecendo a barreira cutânea, impedindo a evaporação de água da mesma, mantendo-a ainda mais saudável. Lembrando que a água é muito importante para o transporte e distribuição de minerais, vitaminas, oxigênio, glicose e outros nutrientes para as células do nosso corpo. Como nosso organismo não produz água, ela precisa ser reposta tanto quando ingerimos a mesma e também no processo de hidratação.


Como acontece o ressecamento e como evitar?

O ressecamento da pele pode ocorrer de acontecer de algumas maneiras como:

  • Condições climáticas, que alteram a capacidade da pele reter a umidade e alteram a barreira da superfície da pele;

  • Mudanças das estações, que podem piorar ainda mais a condição seca da pele;

  • Radiação UV: pode aumentar o processo de envelhecimento precoce, deixando a pele ainda mais seca.

Podemos evitar o ressecamento da pele colocando o skincare em nossa rotina de cuidados, utilizando produtos hidratantes para o seu tipo de pele. Além disso:

  • Não tome muitos banhos por dia;

  • Não tome banhos muito quentes;

  • Utilize sabonetes suaves em sua pele. Você pode fazer os seus em casa, utilizando produtos naturais;

  • Aplique o hidratante sempre após o banho;

  • Aposte em hidratantes que restauram a barreira da pele (manto hidrolipídico);

  • Utilize filtro solar, mesmo no inverno;

  • Beba bastante água durante o dia, de preferência mais de 2 litros.


Benefícios dos ingredientes


Manteiga de manga

Essa manteiga retirada da própria fruta manga tem um potente efeito contra a radiação UV (mas não é por isso que você pode ficar no Sol sem protetor solar não, viu?!). Ela auxilia no processo de cicatrização da pele e regeneração do tecido cutâneo, principalmente para cútis desvitalizadas ou com cicatriz de acne, pode ser utilizada em loções, manteigas de corpo, cremes para barbear, produtos para cabelos e protetores labiais, reconstrói a barreira cutânea da pele, trazendo nutrição intensa e hidratação, auxilia na suavização de estrias, no tratamento da pele danificada pelo Sol e a suavizar expressões e rugas suaves. Além disso, ela é umectante, protetora e restauradora da elasticidade da pele. Compre aqui!


Óleo vegetal de semente de uva

Também conhecido como Resveratrol, o Óleo Vegetal de Semente de Uva possui propriedades hidratantes, antioxidantes, clareadoras, emolientes e umectantes, que promovem uma incrível proteção e restauração da pele e cabelo, bem como previnem o envelhecimento precoce. Ele melhora a circulação periférica, levando mais oxigenação e nutrição da pele e é um grande restaurador do colágeno e elastina. Compre aqui!


Argila branca

Esse é o ingrediente mais amorzinho da vida, pois é rico em diversos compostos minerais como alumínio, sílica e caulinita. Além disso, possui fitoativos/oligoelementos, sendo considerada a mais suave de todas as argilas por quase se igualar ao pH da pele. Ela tem efeito cicatrizador, clareador, anti-oleosidade, adstringente, antisséptico, reduz inflamações, tem alto poder antioxidante, contribui para a firmeza da pele, dá elasticidade à pele e ativa a regeneração celular. Compre aqui!


OE de Palmarosa

O OE de Palmarosa é um potente regenerador celular, revitalizante e antisséptico, podendo ser utilizado no tratamento de peles desvitalizadas, secas, flácidas e envelhecidas. É um excelente anti-inflamatório e auxilia na retenção de água no tecido, mantendo a hidratação, equilíbrio e maciez da pele. Age como clareador de manchas restabelecendo o equilíbrio fisiológico da pele, mantendo uma ação refrescante e calmante. Compre aqui!


Receita

Ingredientes:

  • 30 gramas Manteiga de manga

  • 7,5 gramas Óleo de semente de uva

  • 10 gramas de Argila branca (opcional)

  • 2-4 gotas de OE de Palmarosa (opcional)


Como guardar?

Guarde sua manteiga corporal natural em um recipiente de vidro ou plástico, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Caso você não possua nenhum recipiente esterilizado, que tal dar uma olhadinha em nosso site? Temos embalagens maravilhosas e sustentáveis para te auxiliar!


Filme




Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fonte

224 visualizações0 comentário