CREME DE CALÊNDULA - Hidrate seu corpo neste verão de forma profunda e restauradora



Você sente que no verão seu corpo fica desidratado, seco e precisando dar aquele up, principalmente quando fica o dia inteiro no Sol? Nesta época do ano, temos que ter o dobro dos cuidados com o corpo, pois podemos desidratá-lo facilmente! Por isso é importante sempre ter uma garrafa de água geladinha ao seu lado e um bom creme de hidratação natural profunda, como este da receita de hoje. Quer saber mais sobre os benefícios do creme de calêndula e a formulação do nosso hidratante natural? É só continuar lendo nosso blog post!


Saiba mais sobre a Calêndula e seus benefícios


A Calêndula (Calendula officinalis), também conhecida como “maravilha”, “bem-me-quer”, “mal me quer”, margarida dourada, entre outros tantos nomes, é uma planta medicinal pertencente à família Asteraceae e é muito encontrada na África Central. Em meados do século XVIII essa planta maravilhosa foi trazida ao nosso país e, até hoje, nós aproveitamos de suas propriedades e benefícios para cuidar da saúde. Ela possui ótimos benefícios para a pele e saúde, principalmente em forma de óleo, que é extraído diretamente de suas flores. Na pele, a calêndula é utilizada principalmente para o tratamento de inflamações e queimaduras. A seguir, listei os principais benefícios da calêndula relacionados à saúde da pele:

  • Acelera no processo cicatricial da pele, por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e anti microbianas;

  • Protege a pele e combate contra infecções, sendo um ótimo complemento no tratamento de feridas abertas;

  • Alívio de eczemas e assaduras causadas pelas fraldas;

  • Pode ser utilizada na formulação de protetor solar, pois tem propriedades FPS (Fator de Proteção Solar) ao misturar com cremes;

  • Auxilia no tratamento da acne, podendo ser útil até mesmo em sua prevenção;

  • Ajuda na melhora da aparência geral da pele, promovendo firmeza e hidratação.

Atenção: o uso da calêndula em gestantes e lactantes não é indicado, pois é abortiva e pode ser tóxica para o recém nascido!


Existem alguns tipos de Calêndulas e elas atuam de forma diferente no organismo! As mais famosas são:

Elas servem tanto para a pele, quanto para o próprio plantio (seu odor característico atua como um repelente natural). Uma outra forma bem bacana do uso da Calêndula é na indústria alimentícia, até mesmo temperos. Na medicina tradicional, seu uso é muito frequente em modo de chás, auxiliando no combate de muitas doenças, inclusive as autoimunes, pois fortalece o sistema imune. Outro modos:

  • Cataplasma;

  • Infusão para feridas;

  • Gargarejo;

  • Pomada;

  • Spray;

  • Óleo;

  • Produtos cosméticos.



Benefícios dos ingredientes - Fase aquosa


Água destilada

A água é utilizada nas formulações de muitos produtos cosméticos e dermocosméticos, naturais ou não. Ela pode ser encontrada desde hidratantes para o rosto até mesmo em protetores solares e bronzeadores. Ela é utilizada como solvente nestes tipos de produtos, conferindo muitos benefícios à pele, sendo responsável pela formação de emulsões quando misturada com óleo e são utilizadas em cremes e loções. Dependendo da fase, quando misturada com o óleo, essas emulsões podem ser chamadas de água-óleo ou óleo-água. Não é todo o tipo de água que pode ser utilizada nestes tipos de formulações, somente água pura (ou destilada), que é livre de toxinas, poluentes e microrganismos.


Glicerina vegetal

A glicerina vegetal, quando se trata da hidratação da pele, é o principal ingrediente. Ela é derivada de matérias-primas de origem vegetal e é constantemente utilizada em produtos de beleza naturais, pois possui efeito umectante, emoliente, calmante, higroscópico (absorve água) e lubrificante. A glicerina vegetal age reduzindo a inflamação e irritação da pele, promovendo maciez, mantendo a elasticidade, proteção e a já mencionada hidratação. Cuidado, ela não deve ser utilizada em sua forma pura na pele e cabelos, pois pode deixá-los desidratados (retira a