COMO FAZER MÁSCARA LABIAL - Lábios bonitos e restaurados - Receita natural



Nossos lábios sofrem demais no inverno, não é mesmo?! Quando essa época do ano chega, você já sabe que vai sofrer queimaduras de frio nos lábios e, mesmo tratando com lip balms disponíveis no mercado, parece que a sensação de “boca queimada” não vai embora por nada. Quer saber como proteger os lábios desse frio intenso? Vem com a gente!

Sorria sempre. Seus lábios não precisam traduzir o que acontece no seu coração.

Clarisse Lispector



gif


Características dos lábios

Os lábios são duas estruturas sensíveis. Por não haver a proteção dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas, a pele dos lábios é mais sensível e não possui a mesma resistência que a nossa cútis contra o frio. Se nessa época a pele do rosto e corpo já sofrem, imagina a dos lábios, não é mesmo?! Os lábios possuem menos melanócitos que a nossa pele, o que diminui a proteção contra o frio. Só para vocês entenderem melhor, os melanócitos são os responsáveis pela produção de melanina em nossa pele que, além de promover a cor, também age como antioxidantes, ou seja, protegem a cútis. Embora os lábios possuam algumas glândulas sebáceas, não é a mesma coisa quando falamos de proteção contra o frio (infelizmente, as glândulas sebáceas não desempenham um bom papel quando falamos de proteção).


Lábios secos

Por serem delicados, os lábios precisam ser tratados com muito amor e carinho, necessitando de cuidados especiais. Mas não é só no inverno não, viu?! Precisamos cuidar deles em todos os momentos. Quando sentimos o ressecamento e aspereza dos lábios é devido à concentração de queratina na epiderme, que promove uma camada protetora nos lábios. Além disso, como vimos acima, há a presença de glândulas sebáceas nos lábios, o que faz com que a produção de ceramidas - lipídios naturais da pele - do mesmo seja mais elevada e, consequentemente, a aspereza também.

Mesmo com as poucas quantidades de glândulas sebáceas, ainda não há um efeito protetor para nossos lábios. A influência dos agentes externos, como Sol, frio, entre outros, e por causa da saliva que está em contato com os lábios são as principais causas do ressecamento. No inverno, há um prejuízo maior na cicatrização dos lábios, isso porque temos aquela famosa mania de passar a língua, que está cheia de saliva, em cima das “pelinhas” para arrancá-las, chegando até mesmo a sair sangue. Isso causa problemas maiores na cicatrização e uma irritação primária nos lábios.

Para que isso não aconteça mais, precisamos hidratar nossos lábios de maneira correta, de maneira a entregar a umectação e emoliência que eles realmente precisam. Para isso, criamos uma receita de hidratante labial bombástica com todos os produtinhos que possuímos em nosso site. Simples, prático, hidratante, emoliente e muito bom! É necessário utilizar produtos que auxiliam na reparação da barreira cutânea labial e essa receita bombástica é o que você precisa para o skincare diário do seu lábio durante o frio. Você encontra todos os produtinhos aqui: https://www.habitoszentv.com.br/





Benefícios dos ingredientes



Manteiga de manga

Essa manteiga retirada da própria manga tem um potente efeito contra a radiação UV (mas não é por isso que você pode ficar no Sol sem protetor solar não, viu?!). Ela auxilia no processo de cicatrização da pele e regeneração do tecido cutâneo, principalmente para cútis desvitalizadas ou com cicatriz de acne. A manteiga de manga pode ser utilizada em loções, manteigas de corpo, cremes para barbear, produtos para cabelos e protetores labiais, reconstrói a barreira cutânea da pele, trazendo nutrição intensa e hidratação, auxilia na suavização de estrias, no tratamento da pele danificada pelo Sol e a suavizar expressões e rugas suaves. Além disso, ela é umectante, protetora e restauradora da elasticidade da pele, sendo excelente para o tratamento de rachaduras e ressecamentos dos lábios.


Vitamina E

Na pele, a vitamina E (tocoferol) age como um potente antioxidante, melhorando o aspecto da pele a curto e longo prazo, trazendo mais viço e saúde. Ela pode ser utilizada em qualquer idade, mas seu efeito é muito mais potente em peles maduras. A curto prazo, o tocoferol devolve a maciez e o aspecto sedoso da pele e promove a maciez da mesma e, a longo prazo, ajuda a corrigir as temidas linhas finas de expressão, reenergiza a cútis e reduz imperfeições. Nos lábios, a vitamina E age hidratando profundamente, sendo excelente para lábios rachados e ressecados por causa do inverno.


Óleo vegetal de amêndoa doce

O óleo vegetal de amêndoas possui vitaminas A, B6, E e arginina. Além disso, possui um alto teor de Ômega 9, que auxilia na absorção de outras vitaminas e traz viço à pele. O óleo vegetal de amêndoas é muito conhecido por prevenir e tratar estrias e fragilidades das unhas, levando mais maciez e proteção aos tecidos, ao mesmo tempo que deixa a cútis mais elástica, pois auxilia na produção de elastina pelos fibroblastos. Além disso, o óleo vegetal de amêndoas devolve a hidratação e sebo natural da pele, pois age como um excelente recuperador e cicatrizante da cútis.



Óleo essencial de Palmarosa

O OE de Palmarosa é um potente regenerador celular, revitalizante e antisséptico, podendo ser utilizado no tratamento de peles desvitalizadas, secas, flácidas e envelhecidas. É um excelente anti-inflamatório e auxilia na retenção de água no tecido, mantendo a hidratação, equilíbrio e maciez da pele. Age como clareador de manchas restabelecendo o equilíbrio fisiológico da pele, mantendo uma ação refrescante e calmante.



Sangue de Dragão

A Seiva Sangue de Dragão é extraída do tronco do Dragoeiro, árvore nativa da Amazônia, Peru, Equador e Colômbia. É utilizada pelos povos indígenas da região e adquiriu este nome por exsudar de seu tronco um látex de cor vermelho escuro, muito semelhante a cor do sangue.

É um excelente antirrugas, antioxidante e pode auxiliar no tratamento acnes e cicatrizes. Muito benéfico se misturado a cosméticos para o rosto e corpo, para evitar os sinais do envelhecimento, para regeneração, proteção e bem-estar da pele.

O Sangue de Dragão é muito indicado para estimular a síntese de colágeno e elastina, é um excelente rejuvenescedor e auxilia na redução da flacidez e marcas de expressão da pele.

Algumas marcas para você comprar Sangue de Dragão

https://loja.phytoterapica.com.br/seiva-de-sangue-de-dragao-10ml


https://oshadhi.com.br/sangue-de-dragao-seiva-resinosa-selvagem-5ml.html?gclid=CjwKCAjw3_KIBhA2EiwAaAAlisSTk1lyrl6NfN7Gd7AfZUy787W4tuQ47mkP6AmWT88OqCTtN-CEBhoCH8YQAvD_BwE






Receita

Ingredientes

Fase A

  • 60% - Manteiga de Karitá

  • 25% - Óleo Vegetal de Amêndoa Doce

  • 2% - Cera de Candelila

Fase B

  • 10% - Vitamina E (normalmente se utiliza de 1-5% de vitamina E, mas a intensão aqui era realmente fazer algo extra hidratante e protetor

  • 1% - de Óleo essencial de palmarosa

  • 2% - de sangue de dragão

Para fazer uma receita de 20 gramas

  • 12 gramas - Manteiga de Karitá

  • 5 gramas - Óleo Vegetal de Amêndoa Doce

  • 0,4 gramas - Cera de Candelila

  • 2 gramas - Vitamina E (normalmente se utiliza de 1-5% de vitamina E, mas a intensão aqui era realmente fazer algo extra hidratante e protetor

  • 0,2 gramas - de Óleo essencial de palmarosa

  • 0,4 gramas - de sangue de dragão

Veja como fazer em nosso vídeo



Como guardar?

Guarde seu hidratante labial bombástico em um recipiente de vidro, metal ou plástico, desde que eles sejam esterilizados antes. Armazene em um local fresco, com pouca luz e seco. Caso você não possua nenhum recipiente esterilizado, que tal dar uma olhadinha em nosso site? Temos embalagens maravilhosas e sustentáveis para te auxiliar!


Observação

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


Fontes:

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/por-que-os-labios-ficam-ressecados-no-inverno-saiba-como-manter-a-boca-hidratada-e-saudavel_a5137/1

https://br.iherb.com/pr/laneige-lip-sleeping-mask-apple-lime-20-g/99356

https://www.cosmeticsonline.com.br/artigo/410

188 visualizações0 comentário