COMO FAZER GEL DE BABOSA (ALOE VERA) - SÉRIE COSMÉTICA PARA INICIANTES



Você com certeza já ouviu falar muito da babosa (tbm conhecida por ALOE VERA). Essa planta milagrosa e cheia de benefícios está espalhada em vários produtos focados no bem-estar das pessoas. Elas vem tanto em forma de consumo alimentício como também como insumos cosméticos.


Quanto mais longe você conseguir olhar para trás, mais longe você verá para frente.

Winston Churchill


A babosa para a pele tem tantos benefícios que é OBRIGATÓRIO você conhecer um pouco mais sobre essa maravilha super fácil de plantar em casa. Admito que antes de começar a pesquisar sobre cuidados naturais com a pele, gostava muito de me aventurar com essa belezinha. Mas, uma vez que comecei a estudar mais e entender os benefícios, me vejo usando cada vez mais. Se você deseja variar sua rotina de cuidados com a pele, é hora de considerar a babosa.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que é, por que é útil e como usa-la em sua rotina diária:

gif

O que é a BABOSA também conhecida por Aloe Vera?


A maioria de nós conhece a babosa como uma planta doméstica comum. Talvez você tenha uma você mesmo. Para quem não sabe, a Babosa é um cacto que cresce na África, Índia e outros climas secos, e ela tem sido valorizado por seus usos médicos desde o antigo Egito. Você reconhecerá o aloe vera por suas folhas longas e suculentas. Quebre uma e você encontrará um gel fascinante. Estudos recentes confirmaram o que é conhecido há séculos: este gel contém propriedades que ajudam a tratar queimaduras, feridas, infecções e várias doenças da pele.

O que especificamente torna o aloe vera para o rosto e a pele tão eficaz? Em cada gota, você encontrará agentes que combatem infecções, ácido salicílico e vitaminas A, C e E que são alguns dos melhores antioxidantes.


Por que o Aloe Vera para o rosto e a pele é tão eficaz


Dada a sua composição, não é de admirar que seja um agente de cuidados com a pele tão especial. Aqui estão os cinco principais benefícios que você pode obter desta humilde planta:

  • Ajuda a Combater Rugas: Por ser uma ótima fonte de antioxidantes, pode ajudar a retardar os sinais de envelhecimento precoce da pele. Use regularmente para apoiar a firmeza natural, mantendo as linhas finas afastadas.

  • Ajuda a curar feridas: Um dos maiores benefícios da babosa para o rosto e a pele é sua capacidade de cicatrização. Acelera a reprodução das células da pele enquanto penetra muito mais rápido que a água. Os resultados são uma cicatrização mais rápida e menos cicatrizes.

  • Ajuda a hidratar a pele: Uma ótima alternativa para quem procura uma hidratação natural. Aplique-o diretamente na pele para hidratar sem obstruir os poros ou deixar gordurosa. Na verdade, é tão eficaz que aparece frequentemente nas listas de ingredientes de produtos naturais de saúde e beleza. Tente aplicá-lo antes de colocar cosméticos para evitar o ressecamento. Também é uma ótima opção após o barbear. Não só ajuda a adicionar de volta a umidade da pele, mas também pode acelerar a cicatrização de quaisquer cortes.

  • Babosa ajuda a reduzir a cicatriz da acne: A acne pode ser difícil de se livrar, mas a babosa contem auxina e giberelina, que ajudam a curar feridas e reduzem a inflamação da pele. A giberelina, em particular, ajuda a estimular o crescimento de novas células. O resultado é uma pele que cicatriza rapidamente. Isso pode ser uma grande ajuda à medida que seu corpo se recupera da acne.

  • Ajuda a curar queimaduras solares: Uma escolha imbatível para acalmar e curar queimaduras solares. Como discutimos acima, a babosa contém elementos que aliviam a inflamação, reduzem a infecção e aceleram a cicatrização. Todas essas propriedades tornam um excelente tratamento para pequenas queimaduras solares.



Líquido Amarelo na BABOSA! Você sabe o que é?


Você sabia que existe um componente chamado aloína na babosa que pode irritar a pele? Não? Então veja um conteúdo bem legal retirado do blog Luisa Cachuda abaixo -

{ Fonte: https://bit.ly/3tWsIXo }


"...

O que é a Aloína? Conteúdo retirado do blog Luisa Cachuda

Aloína é o nome daquele líquido amarelado – ou esverdeado, dependendo da forma que você vê – que escorre da folha assim que cortamos ela do pé. Possui um cheiro bem forte e gosto bem amargo (não vá por na boca, rsrs).

Qual é o problema da Aloína?

Usar Babosa com Aloína pode causar alguns desconfortos, como por exemplo, se passar na pele, pode causar irritação e coceiras. O mesmo para o couro cabeludo se passar no cabelo. Ainda mais se você for alérgico.

Ou ainda pode dar diarreia, náuseas e, nos piores casos, até desidratação quando ingerida no suco de Babosa (a aloína é também um laxante poderoso, sabia?).

Apesar de tudo, existem formas de usar a Aloína que são medicinais e curativas. Mas aí são os especialistas que fazem, não a gente com nossa folha de Babosa do quintal, rsrs.


..."


E agora que existe a Aloína? Como posso fazer um gel seguro?


Na receita que mostraremos no vídeo abaixo você encontra uma alternativa incrível e super segura usando o fitoglicerinado de babosa/aloe vera. É uma alternativa mais eficiente e mais economica para fazer o gel e também muito mais segura para passar na pele.


Fórmula


Fase A

5% de base glicerinada vegetal

1,5% de goma xantana


Fase B

82,5% de água

10% de fitoglicerinado de aloe vera

1% conservante


Receita

(100 gramas)


Fase A

5 gramas de base glicerinada vegetal

1,5 grama de goma xantana


Fase B

82,5 gramas de água

10 gramas de fitoglicerinado de aloe vera

1 grama conservante


Veja onde comprar os ingredientes


Fitoglicerinado de Aloe Vera - https://www.atikainsumos.com.br/extrato-fitoglicerinado-aloe-vera/

Glicerina Vegetal - https://www.atikainsumos.com.br/glicerina-vegetal-bi-destilada-usp

Conservante natural - https://www.atikainsumos.com.br/nipaguard-sce/

Você encontra goma xantana em lojas de alimentos naturais.


Vídeo de como fazer




237 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo