COMO ESTERILIZAR POTES DE VIDRO | Reaproveite e ajude o ambiente



Em todas as nossas receitas naturais, aconselhamos o armazenamento dos que você produziu em recipientes de vidros e pedimos que eles estejam esterilizados. Independentemente da procedência desse vidro, se ele veio de um pote de requeijão, maionese, palmito, molho de tomate e até mesmo de geléia, você pode reaproveitá-lo. Mas, você sabe como fazer isso?


“Que tamanho tem o universo? O universo tem o tamanho do seu mundo. Que tamanho tem o meu mundo? Tem o tamanho dos seus sonhos.”

- Augusto Cury


Uma breve introdução


Você sabia que dá para reaproveitar os potes de vidro que tem em casa? Por exemplo, aqueles famosos copinhos de requeijão que tinham diversos personagens dos desenhos animados (saudades dos anos 1980 e 1990) ou até mesmo aquele recipiente do palmito. São tantas as opções de coisas que compramos que vêm embaladas em vidro, que poderíamos ficar horas e horas falando.

Como somos uma marca natural, um dos nossos valores é a proteção do meio ambiente, além de produzir produtos que protejam você e a natureza. Um pote de vidro demora mais ou menos 1.000 anos para se decompor, segundo a tabela retirada do site Brasil Escola, que está disponível abaixo. Agora imagina só você fazendo suas compras do mês, com mais ou menos uns quatro ou cinco potes de vidro, o tempo que eles demorarão para se decompor no meio ambiente! Além disso, essa quantidade é só você que produz, mas imagina o resto do mundo?! Muita coisa, não é mesmo?!

Como você acompanha nosso blog há algum tempinho, sabe que pode reaproveitar alguns objetos que tem em casa e vai seguir direitinho as dicas que colocamos aqui, temos certeza! Vai ter pote de vidro com receitinha Hzen para tudo e na casa todinha!


3 R’s da Sustentabilidade


Ajudar o Planeta não é fácil. Exige que nos livremos de muitas coisas que nossa cultura nos ensinou. Para isso, é necessário modificar alguns hábitos e buscar um estilo de vida mais saudável, natural e consciente. Sabemos o quanto é difícil começar a ser sustentável, mas vale a pena! Para começar, você pode adotar os 3 R’s da Sustentabilidade. São eles:

  • Reduzir: aplique um exercício diário de redução de desperdício, como por exemplo aquela velha coisa de “comer com os olhos”, que acaba fazendo com que você jogue comida fora. Quanto mais itens comprados e desperdiçados, mais resíduo é gerado. E não estamos falando somente de comida não, mas também de cosméticos, maquiagens, roupas, entre outros ítens que você compra e acaba não usando;

  • Reutilizar: esse é o foco do nosso artigo! Você pode reutilizar potes de vidro, garrafas, copos e até mesmo papel de rascunho. Aquele pote de “pensei que era sorvete, era feijão”, também pode ser reutilizado! Você pode fazer vasos e outros tipos diferentes de ítens de decoração, é só usar a imaginação!;

  • Reciclar: separe corretamente os resíduos, o que é reciclável do não reciclável, orgânico do não orgânico. Este já é considerado um grande passo para a sustentabilidade e faz uma diferença gigante para o nosso Planeta!


Como esterilizar? Passo a passo

  • Retire o rótulo: Deixe o vidro imerso em água quente com sabão por alguns minutos, até que a cola do rótulo saia totalmente.

  • Remova a cola: Por cima do local que ficou a cola coloque óleo (pode ser qualquer um de cozinha) e espalhe por todo vidro. Faça isso em um superfície, para o pote não escorregar da sua mão. Depois por cima espalhe sal/bicarbonato de sódio. Deslize a mistura com os dedos sobre a cola. Você verá ela se dissolver por completo.

  • Água e sabão: lave cuidadosamente com água e sabão o vidro. Use uma esponja para facilitar o processo. Só tome cuidado para não aplicar muita pressão, pois o vidro pode quebrar. Dica - Aproveite para remover qualquer excesso de resíduos acumulados dentro dele antes da lavagem, para facilitar ainda mais a limpeza;

  • Água quente: deixe o vidro imerso em água fervendo por alguns minutos. Você pode fazer essa etapa em três maneiras: água fervente, micro-ondas ou forno. Todos eles são muito eficientes.

  • Água fervente: é simples, mas requer cuidado, pois o vidro estará quente! Coloque uma panela com água para ferver, junto com o pote, em fogo médio. Quando a água iniciar fervura, conte cerca de 15 minutos e desligue. Retire, com ajuda de uma pinça grande, o vidro de dentro da panela e coloque em cima de um prato forrado com papel toalha. NÃO MOLHE O POTE COM ÁGUA GELADA OU AMBIENTE APÓS RETIRAR, POIS O VIDRO PODE QUEBRAR!;

  • Forno: essa técnica exige um pouco mais de atenção, pois o vidro pode estourar ou rachar. Coloque o pote lavado sobre uma assadeira e leve ao forno por cerca de 15 minutos à 120 ºC. Passado o tempo, retire a assadeira com o vidro e coloque sobre uma superfície limpa e seca;

  • Micro-ondas: este processo é simples, mas exige cuidado. Coloque cinco colheres de sopa de água dentro do pote de vidro lavado. Se o pote for grande, colocar um pouco mais. Coloque dentro do micro-ondas e deixe por cerca de dois minutos em potência baixa. Retire o pote do micro-ondas com auxílio de uma luva de silicone ou de pano. Coloque o pote em cima de uma superfície limpa e seca e aguarde sua secagem natural.

  • Processo de esterilização: Passe por dentro do frasco álcool 70. Nessa ocasião opte sempre em usar um papel para espalhar. Nunca use um pano pois pode deixar fios e levar sujeira para dentro do frasco.



Cuidados necessários


Alguns potes de vidro acompanham tampas. Você pode e deve esterilizar tudo, mas nunca coloque potes de vidros com partes metálicas dentro do micro-ondas. Neste caso, opte pela esterilização no forno ou em água fervente. Potes de vidros que vêm com algumas partes de plástico não devem ser esterilizados no forno, pois o mesmo pode derreter. Opta-se por realizar a esterilização no micro-ondas ou na água fervente, caso o plástico seja de silicone, senão esterilize apenas com água, sabão e álcool 70%. Além disso, você precisa esperar que os potes sequem totalmente e naturalmente, senão pode haver acúmulo de bactérias e/ou fungos dentro deles. Caso você não opte pela esterilização dos metais ou plásticos junto com o vidro, você pode optar pelo uso de álcool 70% após a água e sabão, deixando secar naturalmente. Por fim, os potes têm que estar destampados na hora de esterilizar, nada de colocar tampado, hein?! A armazenagem destes vidros precisa ser feita em local fresco e úmido.


O que fazer depois?


Os potes de vidro esterilizados podem servir para uma gama enorme de coisas. Veja o que você pode fazer com eles:

  • Na cozinha: armazenamento de grãos, farinhas, temperos e outros alimentos secos. Além disso, alimentos como geléias caseiras e outros tipos de alimentos que precisam ser conservados em potes podem ser colocados em vidros esterilizados. Dica - Evite colocar potes de vidro no refrigerador, pois eles podem trincar e quebrar;

  • Quarto: você pode criar um porta coisas com os potes de vidro, armazenando elásticos de cabelo, canetas, bijuterias, maquiagens, entre outros;

  • Banheiro: armazene cotonetes, algodões, shampoo, condicionador, cremes e hidratantes naturais que você aprendeu aqui na Hzen, entre outros.

Filme




Pinterest








Fontes:



194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo